Carnaval será retomado na Castro Alves sob as bênçãos do poeta
Castro Alves Guetho Square - homenagem aos ensaios da Timbalada no Candeal

Grandes artistas que se destacaram nos carnavais das décadas de 70 e 80 estarão se apresentando num palco que será montado na Praça Castro Alves pela Emtursa - Empresa de Turismo S/A. É o Guetho Square Castro Alves que abre a programação no dia 20 (sexta-feira), surgindo com uma proposta alternativa de folia e que levanta a bandeira da revitalização da praça do povo que tanto aglutinou os amantes do Carnaval e serviu de espaço para o encontro de trios e de muita emoção.
A programação vai contar com a participação de nomes tradicionais do Carnaval baiano, a exemplo de Luís Caldas, Sarajane, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Gerônimo, Edil Pacheco, Lui Muritiba, Márcia Short e Missinho. Eles relembrarão músicas tradicionais da época, passando pelos mais diversos ritmos, desde o frevo baiano até a axé music, passando pelo fricote e samba, que tanto agitaram as noites carnavalescas. Destaque também para o Baile a Fantasia que acontece no sábado, a partir das 16h, sob o comando de Luzia Santana.
O palco terá estrutura completa de sistemas de sonorização e iluminação, sendo decorado com o tema do Carnaval 2004 - Viva o Povo Brasileiro - e apresentará cinco atrações por noite, de sexta a terça-feira de Carnaval, sempre a partir das 18 horas, entrando pela madrugada, periodizando os intervalos das passagens de blocos e trios.

Abertura do Palco

O Bloco Bandão, integrado por 200 músicos comandados pelo maestro Fred Dantas, e o Agbo Mondo, com 100 tambores de seis entidades afro e afoxés, vão abrir o espaço, saindo do Campo Grande às 16 horas. Vestidos de palhaços, pirata, pierrot, marinheiro, bobo da corte, índio e presidiário, os músicos tocarão e cantarão antigas marchinhas, como Bandeira Branca e Jardineira, fazendo do Bandão uma vitrine dos antigos carnavais, que finaliza a apresentação na Praça Municipal.
O Agbo Mondo exibirá a riqueza musical da cultura brasileira na percussão do Muzenza, Mundo Negro, Mutantes, Bloco da Liberdade e Filhos do Congo. "Queremos atender a um público cativo que ainda frequenta a Praça Castro Alves", diz Poly Andrade, produtora da Emtursa, lembrando que a praça continua atraindo muita gente, "principalmente por ter a Baía de Todos os Santos ao fundo e a Estátua de Castro Alves emoldurando o cenário".


Fonte: SMCS Jornalismo - fev 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br