120 anos de história de carnaval em fotos
Exposição de fotos

A partir de amanhã (dia 12), baianos e turistas poderão conhecer detalhes pitorescos dos 120 anos da maior festa de rua do mundo. Foliões que fizeram parte da história do Carnaval de Salvador e guardavam em casa registros fotográficos desta grande festa vão ter suas imagens estampadas na exposição fotográfica idealizada pela Empresa de Turismo S/A (Emtursa) e que será aberta amanhã, às 16h, no foyer do Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal.
Cerca de 400 fotos pertencentes a álbuns de família – registros de 1911 até a década de 90 - foram coletadas nos meses de outubro e novembro de 2003. As 100 melhores fotos foram escolhidas para fazer parte da primeira exposição de fotos carnavalescas que contará a história da folia momesca. A exposição funcionará 24 horas até a Quarta-feira de Cinzas.
Todas as 100 fotos originais foram escaneadas, tratadas e ampliadas numa dimensão de 60cm X 80cm, tamanho similar ao de um poster. Logo na entrada, o público irá se deparar com uma fobica, precursora do trio elétrico e importante elemento de representação do Carnaval de rua de Salvador. Lá ainda terá uma decoração com figuras características do Carnaval do século passado como mandús e cabeçorras, além de um vídeo que passará imagens da folia em décadas passadas.

Pierre Verger
Das 100 relíquias fotográficas que irão compor a exposição, quinze serão de autoria do artista, etnólogo e fotógrafo Pierre Verger. São fotos como as da década de 50 que mostram os Filhos de Gandhy pegando um bonde para participar do desfile carnavalesco, ou então de pessoas fantasiadas pulando e dançando no Cordão Carnavalesco Mercadores de Bagdá e no Cordão Carnavalesco Embaixada Mexicana, os blocos de Carnaval daquela época. Entre as relíquias fotográficas resgatadas pela exposição consta uma do conceituado artista plástico Calazans Neto vestido de bailarina, aos dois anos de idade. A foto foi fornecida pelo próprio Calazans.
Os fãs do Chiclete vão ter uma emoção à parte: a primeira aparição da Banda Scorpius, atual Chiclete com Banana, no trio independente Traz os Montes, na década de 70. Surpresa terá quem notar que, ao fundo de uma foto da bela rainha do Carnaval de 1938, terá a presença de Dorival Caymmi, na época, um jovem formoso. Saudade terá quem observar a foto de Carmem Miranda ao volante de um Ford 29, conduzindo a turma da Camisa Listrada, no ano de 1932. São fotos em preto e branco, sépias (fotos com um toque de envelhecimento), de famílias humildes, da elite baiana, de negros e brancos, de anônimos e famosos, de pessoas que vivenciaram o Carnaval e viram ele nascer, evoluir e se transformar na maior festa popular do mundo


Fonte: SMCS Jornalismo - fev 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br