Centenas de foliões se divertem no Castro Alves Guetho Square
A folia dos poetas

Com uma programação diversificada e que traz de volta músicos consagrados, muitos dos quais considerados como responsáveis pelo destaque que a música baiana ocupa no cenário nacional, o espaço Castro Alves Guetho Square atraiu centenas de foliões na sua abertura, no início da noite de ontem (dia 20), provando que a praça do povo não é apenas local de passagem de trios. A abertura foi feita pelo maestro Fred Dantas e o Bandão – grupo com 200 músicos vestidos com fantasias bem coloridas.
Depois da passagem do Bandão foi a vez do cantor e compositor Missinho, um dos criadores do Chiclete com Banana, dar início ao processo de revitalização daquele que já foi considerado um dos espaços mais agitados do Carnaval Baiano. O artista apresentou no seu repertório uma seleção de sucessos que o consagraram obtendo uma boa receptividade do público que elogiou a iniciativa da Prefeitura em revitalizar a área dotando-a de infraestrutura e levando atrações de qualidade.
Após a apresentação de Missinho foi a vez de Márcia Short fazer a sua apresentação, seguida do grupo Produto Nacional. A primeira noite do Castro Alves foi encerrada com a cantora Sarajane que em carnavais passado arrastava multidões em cima do trio elétrico.
A programação de hoje (21.02.04) começa com um baile, animado pela cantora Luzia Santana seguida pelo guitarrista Pepeu Gomes, ex-integrante dos Novos Baianos, grupo que marcou época na música baiana e brasileira. O encerramento será feito com Sine Calmon.
Para Missinho, a criação do espaço foi uma “idéia maravilhosa” não só pela importância histórica da Praça Castro Alves como um dos pontos centrais do Carnaval de Salvador, mas também pela facilidade de acesso ao local. A mesma opinião foi compartilhada pelo maestro Fred Dantas ao considerar que a Castro Alves não é somente um local de passagem de trios, mas também um ponto de encontro que deu uma grande contribuição para o crescimento do nosso carnaval.
O espaço Castro Alves Guetho Square levanta a bandeira da revitalização da praça do povo que tanto aglutinou os amantes do Carnaval e serviu de espaço para o encontro de trios e de muita emoção. A programação vai contar com a participação de nomes tradicionais do Carnaval baiano, a exemplo de Luís Caldas, Sarajane, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Gerônimo, Edil Pacheco, Lui Muritiba, Márcia Short e Missinho.
Eles relembrarão músicas tradicionais da época, passando pelos mais diversos ritmos, o frevo baiano até a axé music, passando pelo fricote e samba, que tanto agitaram as noites carnavalescas.
O palco terá estrutura completa de sistemas de sonorização e iluminação, sendo decorado com o tema do Carnaval 2004 - Viva o Povo Brasileiro - e apresentará cinco atrações por noite, de sexta a terça-feira de Carnaval, sempre a partir das 18 horas, entrando pela madrugada, periodizando os intervalos das passagens de blocos e trios.


Fonte: SMCS Jornalismo - fev 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br