Circuitos oferecem atrações para todos os tipos de folião
Circuitos da folia

Desfiles de entidades, apresentações de artistas e de trios independentes, programação infantil, concursos de fantasia e um sem número de atrações, estarão movimentando os três circuitos do Carnaval 2004 - Batatinha (Pelourinho), Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande-Praça Castro Alves), cujo tema este ano homenageia o povo brasileiro. A Prefeitura, através da Emtursa, cadastrou 180 entidades, dez a mais do que no ano passado, entre blocos de trio, afros e afoxés.
Os três circuitos oficiais vão oferecer uma programação diversificada para atender foliões de todas as idades e gostos. O "Batatinha" dá prioridade aos carnavais do passado, sem esquecer os bailes de máscaras e os concursos de fantasia. No circuito Osmar está localizado o coração da folia, a tradicional passarela em frente ao Teatro Castro Alves, onde desfilam as mais antigas entidades e os blocos que reverenciam a cultura dos povos africanos. No "Dodô", o destaque é a presença do público jovem, a multiplicação dos camarotes particulares, ocupados por celebridades do mundo artístico, que vão assistir a passagem dos trios elétricos.
Entre o Pelourinho e Ondina são 25 quilômetros de extensão, incluindo avenidas, ruas, praças e travessas, onde os órgãos da Prefeitura instalam os sanitários químicos, postos de saúde, definem os pontos de táxi e de ônibus, e onde ocorre a concentração das entidades e trios que vão desfilar, entre outros serviços. O circuito Osmar é o maior de todos, com sete quilômetros de extensão; em seguida, vem o "Dodô", com quatro quilômetros e meio; por último, o "Batatinha", que se estende da Praça Municipal, inclui a Praça da Sé, e ocupa toda a área do Terreiro de Jesus e Pelourinho.

Circuito Dodô - Festa à beira-mar
O circuito Dodô, compreendido entre o Farol da Barra e Ondina, encontra-se numa área privilegiada pelas belezas naturais da orla marítima de Salvador. Surgiu em 1984 e se firmou na década de 90, com a explosão da axé music e o surgimento dos chamados blocos alternativos, formados, em sua maioria, por um público de adolescentes e estudantes universitários. É no circuito Dodô que ficarão os principais camarotes da folia: desde as megaestruturas construídas pelos hotéis como o Othon Palace, aos camarotes das estrelas da música baiana como o de Ivete Sangalo, que este ano será instalado no Edifício Oceania, em pleno Farol da Barra. Enquanto alguns camarotes comercializam as entradas para o folião, outros só permitem a entrada de convidados especiais. Na passarela da orla marítima, serão montados, entre outros, os camarotes da Central do Carnaval, do Nana Banana, do Fest, do Salvador 2004, do Café Cancun, "pilotado" por Ricardo Chaves, do Cerveja e Cia Brasil (de Ivete Sangalo) e do Portal do Carnaval.
Em todos os camarotes, o que existe em comum é a estrutura especial montada para oferecer todo o conforto, lazer e segurança aos seus ocupantes. Originais bufês, boates e até mesmo salões de beleza são instalados nesses espaços. Alguns bares e restaurantes da Avenida Oceânica oferecem camarotes com espaços reduzidos, mas dotados de mesas e cadeiras, e que podem ser adquiridos por preços mais módicos. Para o folião, que não abre mão da energia das ruas e avenidas,o Carnaval do Povo Brasileiro também traz muitas opções, tanto para o "pipoca", que brinca fora das cordas dos blocos, como para quem já adquiriu um abadá de uma das muitas entidades que vão desfilar.
No circuito Dodô, entre dezenas de atrações, o público poderá assistir a passagem de Os Mascarados, com Margareth Menezes; Cerveja & CIA, com Ivete Sangalo; Eu Vou, com Babado Novo; e Jammil e Uma Noites; Nana Banana, com Chiclete com Banana.

Circuito Osmar - Palco tradicional
O circuito Osmar é considerado a passarela oficial do Carnaval, por ser o mais antigo e tradicional dos três. Surgiu entre o final do século XIX e começo do século XX, com o surgimento de bandas de música e de blocos como o Zé Pereira, Os Comilões, Cabeçorras e Os Engenheiros. O Campo Grande, então um terreno baldio, passou a ser usado como passarela para a apresentação dessas entidades. Este ano, camarotes como o do Axé Mix e o do Campo Grande, estão sendo montados na praça, que ainda mantém o glamour dos velhos carnavais. Pela passarela oficial circulam grandes blocos da folia. É lá também que se encontra a maior parte dos profissionais de rádio e televisão. Emissoras nacionais e internacionais preferem, com suas câmeras, documentar o Carnaval do Campo Grande. Desfilam em frente ao Teatro Castro Alves, entre outros, os blocos Tiete Vips, com Banda Tiete; Ara Ketu, com Banda Ara Ketu; Algodão Doce, com Carla Perez e Suingue Cibernético; Corujas, com Ivete Sangalo; Camaleão, com Chiclete com Banana e Inter, com Netinho.

Circuito Batatinha – Lembrança dos velhos carnavais

Além dos espaços proporcionados pelas praças Municipal e da Sé, o circuito Batatinha reserva suas maiores atrações para o Pelourinho, cuja programação está a cargo do Projeto Pelourinho Dia & Noite, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo do Estado. Nas ruas antigas do Centro Histórico, circulam bandinhas e charangas, que entoam marchinhas de antigos carnavais. O circuito Batatinha é freqüentado principalmente por famílias, que querem aproveitar o Carnaval, mas sem abrir mão da tranqüilidade. Na praça Municipal, o palco armado em frente à sede da Prefeitura é utilizado para os concursos de fantasia. Outras atrações do circuito Batatinha: as Rolinhas Preguiçosas, com Banda Rolinha; Olodum, com Banda Olodum; Male Debalê, com banda Malê; Filhos de Gandhy, com Bateria Show Filhos de Gandhy; Luaê, com Banda; Luaê e Banda Leão de Judá e Anos Dourados, com Banda Anos Dourados.


Fonte: SMCS Jornalismo - fev 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br