A 3º Parada de Orgulho de Gays, Lésbicas e Transgêneros da Bahia, que acontece neste domingo, dia 06, à partir das 14 horas, terá como tema a inteligência e sensibilidade, uma homenagem a homosexuais considerados gênios e que contribuíram para o aperfeiçoamento da humanidade.
Este ano, além da madrinha festiva, Simone Sampaio, foi instituído o posto de madrinha política, que traz como convidada a reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a professora Ivete Sacramento.
As cores do arco-íris e o som de seis trios elétricos animarão a festa, onde são esperadas cerca de 50 mil pessoas, no Campo Grande, em um ato de cidadania e respeito aos direitos humanos. O movimento acontece no mês de junho em 27 estados brasileiros e a finalidade é que este seja pontuado o mês internacional do orgulho e da consciência homossexual. Em Salvador, a festa começa no Campo Grande e segue até a Praça Castro Alves e será um verdadeiro carnaval fora de época. Durante o percurso serão distribuídas 20 mil camisinhas e folhetos sobre a prevenção da Aids. E para comprovar a diversidade da festa haverá manifestações artísticas que vão do afro à música eletrônica.
Dentre os convidados da festa a madrinha Simone Sampaio, Petra Adriane, Michele Marinze, Aloizio Menezes, Cátia Guimma, Luís Caldas, Gerônimo, Márcia Short, Carla Visi, Carla Cristina, Banda Nosso Balanço, Viva Varjão, Will Carvalho, Alobenede, Daniela Firpo, Nana Meireles, Mariene de Castro e Jota Veloso. O evento é patrocinado pela prefeitura municipal de Salvador, Bahiatursa, Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, Creaids e Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural.
|