Cerca de 200 profissionais já estão credenciados para trabalhar na cobertura jornalística do Carnaval 2005, com direito a acesso ao Centro de Imprensa, que todos os anos é montado no Hotel da Bahia. Já se cadastraram equipes da Alemanha, Itália, Estados Unidos e França. O Núcleo de Credenciamento, funciona na Secretaria Municipal de Comunicação Social e receberá os pedidos até o dia 15 de janeiro, pelo fax (71) 322-8739 ou pelo e-mail credenciamento2005@salvador.ba.gov.br.
A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado da Bahia (Arfoc) também já solicitou o credenciamento de 152 profissionais. A mesma medida foi tomada por cinco sites, uma rádio de Sergipe e outra equipe de Vitória do Espírito Santo, informou Mateus Souza, que realiza o trabalho de atendimento do núcleo juntamente com Ari Moraes.
O credenciamento é exclusivo para jornalistas profissionais, repórteres- fotográficos, cinegrafistas e radialistas. É necessário que os profissionais vinculados às empresas de comunicação apresentem a solicitação por escrito, em papel timbrado do órgão ou veículo onde trabalham, devidamente assinada pelo diretor/editor ou responsável pela cobertura do evento, além do endereço (CEP, CGC, sigla), telefone, fax e e-mail da empresa.
Para os profissionais autônomos, pesquisadores e free lancers é exigida, além da documentação pessoal, uma justificativa do trabalho que pretende desenvolver no Carnaval. Todos os credenciados terão acesso livre ao Centro de Imprensa, podendo dispor de microcomputadores em rede/internet, linhas telefônicas, fax, copiadores, laboratório/cor e equipamentos de última geração para transmissão de fotos.
A previsão do núcleo é de que sejam credenciados cerca de três mil profissionais para a cobertura da grande festa popular, que em 2005 terá como tema “Carnaval na Bahia, a cada ano mais alegria”. Os festejos serão iniciados numa quinta-feira dia 3 de fevereiro, estendendo-se o dia 9 (Quarta-feira de Cinzas).
|