Para Xaulim, Patos Folia superou as expectativas. Confira entrevista com o produtor-executivo da Cadoro Promoções
Carlos Alberto Xaulim, produtor do Patos Folia, avalia a primeira micareta de Patos de Minas
Alegria e muita animação marcaram a primeira micareta de Patos de Minas. Foliões de várias cidades curtiram as três noites do Patos Folia - evento que se destacou entre os grandes e melhores da região. Quanta felicidade concentrada num só local! ]
Cansaço? Que nada! Todas as noites a turma da folia chegava como uma legião de apaixonados dispostos a pular e a cantar junto com as bandas e os trios elétricos. A segurança foi impecável. A estrutura que foi montada impressionou o público.
Nessa entrevista, as palavras do produtor executivo da Cadoro Promoções, Carlos Alberto Xaulim, demonstram o sucesso desse carnaval temporão, que como ele mesmo diz, veio para ficar. Para ficar na memória dos foliões, para ficar no calendário dos grandes eventos de Minas Gerais, para ficar marcado como Patos Folia.
Núcleo de Comunicação : Como surgiu a idéia de organizar um carnaval temporão em Patos de Minas?
Carlos Alberto Xaulim: Além da paixão que tenho por Patos de Minas, a cidade merecia a mais tempo um projeto dessa natureza, já que, tirando como base o estado de Minas Gerais, tem micareta em Governador Valadares, Alfenas, Montes Claros, Sete Lagoas, Lavras.
NC : A micareta é uma tendência em Minas Gerais e no Brasil?
CX: É uma tendência sim. Até porque a maior festa popular do Brasil é o carnaval. Para os brasileiros não importa se é o carnaval de escola de samba ou se é o carnaval de trio elétrico. O que importa é o carnaval! Então há uma tendência desse tipo de evento crescer cada vez mais.
NC: O carnaval fora de época acaba sendo uma oportunidade de sentir essa fantástica energia dos sons da Bahia, que antes só os baianos e os turistas que iam até lá podiam experimentar. Hoje, até o interior de Minas tem a oportunidade de participar dessa festa sem precisar ir muito longe...
CX: O fato de ser fora de época sinaliza que é possível promover essa festa em alguns lugares como Patos de Minas. Lugares que têm uma condição um pouco diferenciada para se realizar uma micareta. É impossível contratar uma banda do nível dessas que estiveram no Patos Folia na época do carnaval, pois elas participam do carnaval de Salvador. Por isso que existe o carnaval fora de época. Para que as outras cidades tenham a oportunidade de contratar artistas da grandeza dos que vieram aqui.
NC: Você concorda que o trio elétrico promove uma vibração especial e diferente, se tornando o grande segredo de sucesso das micaretas?
CX: Ah, com certeza o trio elétrico reflete uma magia muito grande e positiva nos foliões.
NC: O Patos Folia superou suas expectativas?
CX: Superou. A adesão das pessoas e a quantidade de turistas que nós recebemos, aqui na cidade, sinalizou que o Patos Folia chegou mais longe do que se esperava. Sinalizou que a marca do evento e por trás dele a marca da Cadoro avalizou a vinda dessas pessoas. O evento provou que a cidade é realmente aquilo que nós colocamos no nosso site. É a cidade do povo mais bonito e alegre de Minas Gerais.
NC: Vimos que o Patos Folia movimentou a economia da cidade. O turismo de eventos é importante para girar a economia e movimentar novos negócios?
CX: Não tem nenhuma indústria no mundo que ofereça a velocidade do retorno do investimento igual a indústria do turismo, seja ele de entretenimento, seja convencional. Para se ter uma idéia foi feito um investimento de 300 mil reais no Patos Folia. Em qualquer negócio que você faz esse investimento dificilmente você tem a possibilidade de buscar o retorno dele em três, quatro dias, que foi o nosso caso. Para a cidade, o Patos Folia trouxe um beneficio muito grande. Algumas pessoas conseguem enxergar apenas a ponta dessa cadeia de lucros, visualizando os hotéis, bares, restaurantes. Mas é muito mais amplo. Afinal tem o aumento de abastecimento nos postos de gasolina. Com mais gente hospedada, a cidade vai vender mais água, energia elétrica, impulso telefônico. Aumenta o consumo de alimentos como arroz, feijão, verduras, pães, leite. Com isso os supermercados e sacolões vendem mais. Tem ainda maior movimento de táxi, mototáxi e mais casas sendo alugadas.
NC: Quantos empregos foram gerados durante o Patos Folia?
CX: 400 empregos diretos gerados aqui em Patos de Minas. O Patos Folia, como negócio de entretenimento e negócio de turismo de eventos, gerou 600 empregos indiretos. Foi possível chegar a esse número sem contar alguns setores da atividade econômica do município. Não é que o emprego aumentou, mas teve um aquecimento. Vou citar um exemplo: em horário nenhum, à noite, a empresa de transporte coletivo Pássaro Branco transportaria tantos passageiros quanto transportou durante o evento. Nem teria a movimentação de táxi e mototáxi igual teve. Os restaurantes também não teriam o movimento que tiveram se não fosse o Patos Folia.
NC : A cidade toda saiu ganhando, principalmente com a quantidade de turistas...
CX : A cidade inteira. Por mais que a pessoa se planeje para viajar, ela acaba esquecendo alguma coisa. Com isso, ela tem a necessidade de comprar aquilo que esqueceu. É uma pasta dental, escova de dente, sapato, cueca, calcinha ou sutiã. E esse valor, gasto, fica na cidade. Para se ter uma idéia, Patos recebeu mais de mil turistas. O dinheiro que esses turistas gastaram aqui não estava previsto na economia da cidade. É importante que venha capital externo, principalmente num momento de crise na economia. Esta é a contribuição do Patos Folia.
NC : A contribuição do Patos Folia não é só na economia. É também na alegria visível nos foliões?
CX: Tem ainda essa outra importância, que é tornar as pessoas mais alegres, mais felizes. E eu acredito que se as pessoas estiverem mais alegres e mais felizes elas vão estar muito mais fortes, mais preparadas para encarar as dificuldades da vida.
NC : Além das três bandas já consagradas no País como Babado, Jamil e Cheiro, o evento teve outras opções como boate e bandas mineiras. É importante apostar nessa diversidade em um único evento?
CX : Com certeza, aliás essa palavra diversidade é uma palavra que faz parte do nosso cotidiano. Ela é como o self-service. Temos que inserir várias opções em qualquer coisa que fazemos. Quando vamos num restaurante que é self-service, escolhemos o que comer, a quantidade e a hora. Já num restaurante onde o serviço é alacarte, sentamos na mesa, temos que esperar o garçom trazer o cardápio, sem falar que ele pode demorar a atender, a trazer o pedido, a conta e o troco. No self-service não somos obrigados a comer nada que não queremos. Então ao realizar uma atividade igual o Patos Folia ou a própria Setemberfest é importante entender que as pessoas têm gostos diferentes. É preciso, como em qualquer outra atividade, fazer com que o cliente se sinta recompensado em ter participado. O Patos Folia teve música baiana para quem gosta de carnaval, mas teve música eletrônica e outros ritmos de baladas. É essa diversidade que nós estamos procurando realizar. Temos que ampliar o evento. A primeira edição foi muito boa, mas queremos que o Patos Folia tenha uma diversidade muito maior.
NC: O primeiro Patos Folia se consolidou na cidade?
CX : Fomos muito bem no primeiro ano do Patos Folia. Além da nossa avaliação pessoal, tivemos o prazer de receber o Simão Carlos que é o produtor do GV Folia, a micareta mais antiga de Minas Gerais, que é realizada há 10 anos em Governador Valadares. Teve conosco também o Junior da DM, que fez o Axé Brasil no Mineirão e ainda o pessoal do Carna Montes. Todos ficaram impressionados com o resultado que alcançamos - público, produção, estrutura, camarote, banheiros, fechamento e dinâmica dos trios. Esse pessoal, que realiza micareta a mais tempo que a Cadoro ficou impressionado, pois o Patos Folia conseguiu um resultado positivo no primeiro ano.
NC: O nome da Cadoro influenciou esse resultado positivo?
CX : Esse resultado do Patos Folia é fruto da própria experiência da Cadoro, uma empresa que tem 25 anos de mercado e que tem Know-how e muita tecnologia acumulada ao longo desses anos e que colocou tudo isso a favor do evento. Foi por isso que caminhamos mais depressa. Para finalizar, dizer mais uma vez, muito obrigado Patos de Minas!!!
Entrevista: Suelem Darc
Introdução: Leandro Lima
Coordenação: Núcleo de Assessoria de Comunicação (Isabela Avelar)
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