Bahia por Exemplo e Bahia Verão
Projeto Quartas Baianas

Projeto Quartas Baianas exibe filmes de Rex Schindler e Oscar Santana O projeto Quartas Baianas exibe em sua nova edição, no dia 12 de janeiro, às 20 horas, na Sala Walter da Silveira, os filmes "Bahia por Exemplo", em cópia restaurada, de Rex Schindler, e "Bahia Verão", de Oscar Santana.
Iniciativa da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas) da Fundação Cultural do Estado (Funceb), juntamente com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), o projeto Quartas Baianas acontece semanalmente às quartas-feiras, com entrada franca, exibindo filmes da cinematografia baiana.

BAHIA POR EXEMPLO (1967-1970)
SINOPSE: Documentário realizado nos anos 60 e que será exibido em cópia restaurada, Bahia Por Exemplo retrata nomes como Jorge Amado, Carybé, Genaro de Carvalho, Jenner Augusto, Carlos Bastos, Hansen Bahia, Mário Cravo, Dorival Caymmi, Gal Costa, Glauber Rocha, Orlando Sena, Lindemberg Cardoso, Juarez Paraíso, Walter Smetack, Lia Robatto, Menininha do Gantois, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Sante Scaldaferri, Metre Didi, dentre outros, além do povo da Bahia. O testemunho dado pelos artistas retratados, enquanto trabalhavam em suas obras, estruturou definitivamente a temática do filme, em que é ressaltada a mistura de raças na Bahia, transformada em mãe da nacionalidade artístico-cultural do Brasil.
DIREÇÃO: Rex Schindler
DURAÇÃO: 90 minutos

BAHIA VERÃO
SINOPSE: Um documentário que através de belas imagens do verão da Bahia, e com a participação de artistas como Daniela Mercury, Durval Lelis, Tatau, Margareth Menezes e Carlinhos Brown, mostra o estado na estação do ano. Que pode ser resumido com a frase : “Bahia. O estado de vanguarda da cultura, do entretenimento e do lazer”.
DIREÇÃO: Oscar Santana
Fundação Cultural do Estado da Bahia
Rua General Labatut 27, Barris , Salvador


Fonte : DIMAS - Janeiro 2005


enviar para um amigo  Envie para um amigo         imprimir         Volta

www.carnaxe.com.br