Vem aí a premiação Troféu Jupará
Troféu faz parte de um projeto cultural lançado em 1993

Vem aí a premiação Troféu Jupará. O Troféu Jupará é o único evento cultural do estado com votação direta do público e premia, há 12 anos ininterruptos, artistas nas categorias Banda, Cantor, Cantora, Show, CD, Canção MPB, Canção Pop/Rock, Canção Axé/Pagode, Canção Forró, Teatro Adulto, Teatro Infantil, Ator, Atriz, Dança e Artes Plásticas.

Nas categorias de Canção só podem concorrer músicas compostas por artistas sulbaianos ou radicados no sul da Bahia, já gravadas e que estejam tocando em alguma rádio legal (pode estar tocando em qualquer AM ou FM, mas a emissora não pode ser pirata).

Além das quatro categorias de Canção, uma quinta é a de Compositor do Ano, definida pela soma dos votos obtidos pelos compositores nas outras categorias de Canção. A votação do Troféu Jupará será feita em computadores instalados na Praça Adami, em Itabuna; no calçadão da rua Dom Pedro II, em Ilhéus; no campus da Uesc e no campus da FTC de Itabuna. Troféu faz parte de um projeto cultural lançado em 1993 Antes do Jupará o mercado de trabalho dos artistas regionais era restrito, os bares preferiam música gravada, os cantores só eram conhecidos por um pequeno grupo de amigos e não existia proteção para as composições. Em 1993 a rádio Morena FM 98.7 decidiu mudar esta realidade e lançou o Projeto Jupará de Valorização do Artista Grapiuna, começando justamente pelo troféu, que ganhou enorme credibilidade ao longo dos anos por ser votado pelo público e seguir regras exatas. Nestes 12 anos o troféu lançou talentos, valorizou artistas, divulgou a arte regional na região e até no exterior. Outras cópias do Jupará vieram e se foram, vítimas da falta de seriedade na votação e da falta de empenho verdadeiro. Em 1994 a Morena FM dava mais um passo no projeto ao incluir na programação todos os artistas regionais que tinham gravações digitais. Em 1995 lançou o primeiro CD regional do Brasil, o Jupará, numa época em que não existiam discos independentes. Em 1996 a Morena FM inaugurava a Jupará Records, primeira editora musical e gravadora do sul da Bahia. Em 2002 o projeto ficou grande demais para a Morena FM 98.7 que, em conjunto com o jornal A Região, criou a Fundação Jupará de Cultura e Ecologia, entidade sem fins lucrativos que vem desenvolvendo projetos de cultura, história, música e artes.


Fonte : Troféu Jupiara - Março 2005


enviar para um amigo  Envie para um amigo         imprimir         Volta

www.carnaxe.com.br