Operação Carnaval da Bahia 2006
Sesp anuncia novidades para a folia do próximo ano, como o aumento do número de lotes a serem comercializados

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) já está com um cronograma de ação completo para realizar o mais organizado e bem administrado Carnaval que Salvador já teve.
A antecipação da Prefeitura vai beneficiar os ambulantes, os foliões e os empresários que fazem a maior festa popular do mundo. Já a partir do mês de novembro, a Sesp inicia o cadastramento e o licenciamento dos ambulantes, com muitas inovações, entre elas o atendimento com hora marcada, a distribuição de senhas em quatro pontos diferentes (administrações regionais a serem definidas) e um curso de legislação sobre comércio informal no Carnaval que será ministrado a cada um dos ambulantes.
“Assim, evitaremos conflitos com foliões, policiais e mesmo nossos fiscais, porque a pessoa já vai sair sabendo o que pode e o que não pode fazer”, explicou o secretário Arnando Lessa, em entrevista coletiva concedida.
Outra novidade é que os lotes que serão licenciados para 2006 são maiores que os que antigamente eram permitidos. “Fizemos um estudo, novas medições e conseguimos aumentar para 3.700 lotes, ou seja 400 a mais do que no último Carnaval e com tamanho maior.
Até 2005, o lote para ambulante media um metro por 80 centímetros, que mal dava para se colocar o isopor e a pessoa perto. Agora, como os lotes passarão a medir 1m por 1,5m, melhora a situação, o que também vai ajudar a evitar confusões por mais espaço entre eles e os cordeiros e foliões”, disse Lessa.
A data de início da distribuição das senhas para licenciamento será definida e publicada através de portaria, para evitar que haja filas. De qualquer forma, os ambulantes antigos, que tradicionalmente trabalham nas festas populares ou trabalharam nos Carnavais anteriores terão prioridade, assim como os ambulantes residentes em Salvador. “Outros cadastramentos serão feitos num segundo momento. Queremos evitar especulação”, garantiu o secretário.
Não vai ser permitida a instalação de “camarotes” na área entre o Morro do Ipiranga e o Clube Espanhol, em Ondina., super-estruturas que cobravam até R$ 80 por dia, por pessoa e pagavam à Prefeitura um valor ínfimo, como licença de barraca “Agora teremos balcões no lugar, o que vai desafogar a área e liberá-la para o comércio de bebidas e alimentos”, contou o subsecretário Ernesto Ribeiro, também presente à coletiva. Os veículos que circulam no circuito da festa também sofrerão vistoria da Sesp a partir deste ano. Até 2005, apenas os trios elétricos e carros de apoio eram vistoriados. Era comum alguém cadastrar um carro de porte pequeno para vender gelo, por exemplo, e usar a licença para entrar com caminhões no meio da festa, com risco de atropelamentos, entre outros problemas. “Agora todos terão que ser rigorosamente identificados”, afirma Lessa


Fonte : SMCS - Novembro 2005


enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir         Volta

www.carnaxe.com.br