carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Festa a fantasia no Clube dos Sargentos marca a abertura do Alafolia
comentários da folia
A micareta atraiu dezenas de milhares de pessoas e movimentou a economia gerando emprego e renda

A julgar pelos comentários, o Alafolia 2005 foi a micareta mais bem organizada dos últimos anos. Tanto que foi mínimo o atraso de trios que desfilam no circuito, o tempo entre uma atração e outra foi contado em minutos, a estrutura estava toda pronta na véspera da festa, e mais de 300 profissionais foram envolvidos para o bom resultado final.
Não por acaso esta foi a micareta que deu estréia a CGE (Comissão de Gestão de Eventos), criada em decreto pelo prefeito Joseildo Ramos para assegurar o bom andamento das providências anteriores, durante e pós-micareta. Estima-se que o poder público municipal gastou, direta e indiretamente, um valor na órbita de R$ 400 mil – valor superior à média dos anos anteriores.
Diversos atores ajudaram a fazer a festa, e entre os principais parceiros estiveram os blocos, que permitiu multiplicar a publicidade da festa em Alagoinhas e em cidades importantes como Salvador e Feira de Santana.

ESTRELAS
O resultado da movimentação de bastidor foi uma festa bonita onde todos tiveram espaço para brincar. Do alto do trio do Olodum, no domingo de micareta, a visão era das mais bonitas. Uma multidão sem cordas brincava, pulava e gritava no compasso dos sucessos do grupo que hoje é um patrimônio cultural da humanidade junto a outros símbolos do Estado da Bahia.
O Olodum, com seu molejo e no ritmo da capoeira de Tonho Matéria, foi precedido nesse dia de Banda Eva e Rapazzola, que também arrastaram uma multidão. Em quatro dias, passaram pelo circuito da folia, no coração da sede do município, oito grandes atrações do carnaval baiano (os citados acima e mais Harmonia do Samba, Pagod’art, Margareth Menezes, Araketu e Psirico).
Foram mais de 30 atrações locais, entre nomes já tradicionais como o bloco “Mudança do Alecrim” e “Os Amigos dos Turunas” e mais “Mangaba Doce”, “Sambadah”, “Novo Tom”, entre outros. “Temos mais de meio século da micareta de Alagoinhas e nos últimos anos a marca tem sido a participação popular, uma organização eficiente e a boa parceria com órgãos como polícias, imprensa, juizado, e setores comerciais”, comemorou o secretário de Cultura Esporte e Lazer Pedro Marcelino.

ECONOMIA
Além da animação que proporciona, há o aspecto econômico. A micareta de Alagoinhas movimenta a economia dando oxigênio tanto ao mercado formal quanto ao informal. Basta dizer que uma semana antes da micareta não existiam mais vagas disponíveis nos hotéis e pousadas da cidade.
O aporte de milhares de visitantes, aproximadamente 40 mil, em quatro dias, é sempre uma ótima notícia para donos de bares, restaurantes, mercados e lanchonetes.
Quando a estrutura dos camarotes e pórticos começou a ser montada no centro, alguns lojistas festejaram. “Bastou ver o clima de micareta e as pessoas já começaram a pensar num tênis novo pra bater na folia, óculos escuros, bonés e roupa adequada”, afirmou animado um comerciante do centro que preferiu não se identificar.
Da parte do mercado informal o entusiasmo foi semelhante. Perto de mil ambulantes e barraqueiros se inscreveram para a venda no circuito. Este ano houve uma particularidade. Sem a exclusividade de uma cervejaria, o circuito foi aberto para as marcas Skol e Schincariol que se dividiram no abastecimento das 30 barracas cadastradas.
Os ambulantes tiveram liberdade e um leque ainda maior para comercializar a cerveja que bem quiseram, sem restrição de marca.
“Não houve prioridade de marca, a Prefeitura cobra apenas um valor para a exploração de barracas e para a publicidade. Foi uma medida diferente dos outros anos, mas que favorece o comerciante e o folião que têm opção de escolha”, explicou o secretário de Serviços Públicos Pedro Sobral.

AUTORIDADES
Muita gente veio brincar e aprender com a micareta de Alagoinhas. No seu primeiro mandato em Camaçari, o prefeito Luís Caetano veio conferir de perto a estrutura montada em Alagoinhas. Também estiveram na cidade a prefeita de São Sebastião do Passé Tânia Portugal, os deputados federais Zezéu Ribeiro, Colbert Martins e Nelson Pelegrino, o deputado estadual Yulo Oiticica, e o representante do Ministério dos Esportes Alcino Reis.
O deputado federal Zezéu Ribeiro, já acostumado a visitar a cidade, saiu na tarde de sábado no bloco “Mudança do Alecrim”, em companhia do prefeito Joseildo Ramos e do vereador líder de governo Elionaldo Faro.
“É uma festa bonita que o prefeito Joseildo Ramos vem melhorando a cada ano que passa. Sempre que posso venho aqui”, afirmou o deputado que à noite já estava no camarote oficial aproveitando a festa.
O prefeito Joseildo Ramos, como todos os anos, é um entusiasta do Alafolia e tem agenda apertada, tantos são os convites para eventos dentro da micareta.
“A Prefeitura tem feito sua parte para esta festa bonita que enche as ruas com famílias inteiras que sabem que podem vir brincar. Nossa meta é ampliar a festa nos próximos anos com maior participação do setor privado para podermos fazer uma micareta com ainda mais brilho e participação”, declarou.

SEGURANÇA
A micareta de Alagoinhas não registrou nenhuma ocorrência fatal. Os casos mais comuns registrados pelas equipes de saúde foram os relacionados a embriaguez. Mil e duzentos homens das polícias militar e civil fizeram a segurança dos foliões.

ALAFOLIA 2005
programação completa
confira aqui


Fonte : CarnAxE in Prefeitura Municipal de Alagoinhas
09 Novembro - 2005

www.carnaxe.com.br