Aniversário do Olodum comemora com Tribahia e Caetano
Tambores rufam aos quatro cantos do Pelô.

Nesta terça (25.04), a Bahia se rende aos tambores do Pelô na comemoração de 27 anos da Banda Olodum. Ao lado de Caetano Veloso e da banda Tribahia, a comemoração será realizada no dia 25 de abril, na Praça Teresa Batista, Pelourinho, Salvador.

Força e pudor, liberdade ao povo do Pelô, Pelourinho contra a prostituição ..." Dia 25 de abril de 1979 nasce Olodum nas ladeiras do Pelourinho, que na época era terra de boemia e prostituição.
Olodum, da linhagem iorubá é devirado de Olodumaré, Deus dos deuses. Em 79, o Olodum não depertava grande interesse e seus ensaios não atraiam muito a atenção dos moradores e traseuntes do Pelourinho. Em 1981,o grupo se separou em dois, um dos membros o bloco afro Muzenza. No Carnaval de 1983 não desfilou de tão decadente. Isto levou o grupo a uma reestruturação, capitaneada pela entrada de alguns dissidentes do Ilê Aiyê, com seu atual presidente, João Jorge e o mestre Neguinho do Samba, responsável pela transformação da musicalidade do bloco, que até então fazia samba duro. No Carnaval de 1987, o Olodum explodiu com a canção Faraó, de Luciano Gomes, vencedora do Festival de Música e Arte do Olodum. Fortalecido, Olodum começa a ensaiar duas vezes por semana: aos domingos na praça principal do Pelourinho e às terças na quadra do Teatro Miguel Santana.

Em 1990, Olodum estabelece conexão com um dos grandes astro do pop internacional. O encontro aconteceu assim: em passagem pela Bahia neste ano para pesquisar ritmos brasileiros, onde conheceu a produção musical do grupo. Fascinado pela performance do grupo, contratou através do produtor Mazzola, a bateria do Olodum sob regência de Neguinho do Samba para gravar canção OBVIOS CHILD, carro-chefe do disco "The Rhytm of the Saints". O álbum ganhou Grammy em 1991 na categoria WORLD MUSIC e vendeu um milhão de cópias. A partir daí, o Olodum conseguiu um lugar no mercado internacional. Em 1995, Olodum passa a realizar ensaios fechados no Largo Tereza Batista. Em 2002 Tonho Matéria retorna como grupo de vocalista e estoura em sucesso na mídia local com a canção "Olodum pra Balançar". Olodum é tambor! Olodum é patrimônio histórico na evolução da música baiana.


Fonte : Liliann Cristina Marcon - Abril 2006


enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br