Uma saudação inter-religiosa com participação de diferentes credos vai marcar a abertura da Festa do Sr. do Bonfim na próxima quinta-feira, dia 12. Além desse ato, um coral com 100 vozes, 1.000 galhardetes e 3km de fitão ao instalados longo da Cidade Baixa irão festejar uma das mais emblemáticas manifestações da identidade do povo da Bahia. Às 8h30, o prefeito João Henrique faz um breve pronunciamento nas escadarias da Igreja da Conceição da Praia, depois é a vez dos representantes do candomblé, igrejas protestantes, católica e espírita ressaltarem o “Momento inter-religioso pela paz”. Após a execução do Hino do Sr. do Bonfim, sinos de igrejas soarão simultaneamente em diferentes bairros da capital e o cortejo - composto por populares, devotos e autoridade - segue em direção à Colina Sagrada a partir 9h40. Nos quase 9km de trajeto, o cortejo em louvor ao Senhor do Bonfim será reverenciado com fogos de artifício em sete pontos do percurso.
Logo cedo, às 7h, centenas de praticantes do atletismo e do ciclismo dão início à “corrida sagrada” com finalização no bairro do Bonfim. Uma novidade para este ano é que as Obras Sociais Irmã Dulce, no bairro de Roma, estará coletando qualquer tipo de donativo para os pacientes do Hospital Irmã Dulce. Em frente à instituição serão instaladas caixas coletoras para que o participante do cortejo faça sua doação.
Outra inovação para a Festa do Bonfim é a participação do grupo musical Zárabe a partir das 15h, com saída prevista também da Conceição da Praia. Além de muita animação, performances criativas e música executadas a partir de instrumentos de sopro não-convencionais, o grupo comandado pelo cantor e compositor Carlinhos Brown está prometendo uma divertida volta no entorno da Igreja do Bonfim.
Carlinhos Brown fala ...
|