Aconteceu, entre os dias 12 e 15 de julho de 2006, a II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora (II CIAD) em Salvador – Bahia, com tema “A Diáspora e o Renascimento Africano”.
Durante esses dias estudiosos do Brasil, da África e da Diáspora discutiram sobre assuntos de interesses desses países nos encontros, conferências e reuniões que ocorreram por toda a cidade.
O Memorial de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Pelourinho ambientou a exposição “30 anos de Blocos Afro”, organizada por Alberto Pitta, que disponibilizou para visitação seu acervo exclusivo de fantasias de Blocos Afro, Afoxés e Blocos de Índios do carnaval de Salvador, as quais, em sua maioria, receberam estampas especialmente desenvolvidas por este artista plástico.
As fantasias foram cuidadosamente dispostas para que os visitantes pudessem compreender a história da inclusão da população afro-descendente no carnaval soteropolitano, enquanto folião, iniciada na década de 1960 com a criação dos Blocos de Índios, passando pela criação do 1º Bloco Afro, o Ilê Aiyê, em 1974, até os dias atuai
Fonte : Alberto Pitta - julho 2006
volta | contato
|