iMARgens promove intercâmbio entre Bahia e países
Mostra de vídeos promove intercâmbio entre países de língua portuguesa

A Sala Walter da Silveira abriga a Mostra Itinerante Brasil de Vídeo iMARgens, de 17 e 20 de julho, trazendo ao público soteropolitano produções de países de língua portuguesa, em sua maioria inéditas nas telas baianas. Além do Brasil e Portugal, os africanos Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde e Angola reúnem 18 vídeos que refletem as novas tendências audiovisuais, assim como as singularidades de um cinema que procura desenvolver sua identidade pós-colonial.

A mostra de vídeo iMARgens é um projeto que visa promover exibições, em todos os países de língua portuguesa, de filmes premiados em diversos festivais, incluindo obras que se destacaram no festival homônimo, realizado em Cabo Verde, dezembro passado. Dentre as produções da mostra, chama a atenção o longa-metragem O Cárcere e a Rua, da diretora brasileira Liliana Sulzbach, que ganhou o prêmio de melhor documentário.
A presença baiana na mostra fica por conta da produção Cidade das Mulheres, de Lázaro Faria, filme que conta a história da antropóloga americana Ruth Landes, que vem à Bahia sozinha, para pesquisar a convivência pacífica entre brancos e negros, e acaba se interessando pelo poder das mulheres no candomblé.

Na abertura do evento, às 20h, está programada mesa redonda, mediada por Gilberto Lago e integrada por realizadores africanos e os pesquisadores do meio cultural local Cléo Martins, Ordep Serra e José Carlos Capinam, que vão debater acerca das características do cinema africano, sua busca por nova linguagem na tentativa de definição de identidade própria e a rejeição de padrões impostos pela colonização européia ao continente negro.
iMARgens é uma promoção da Casa de Cinema da Bahia, co-produtora juntamente com a LX Filmes (Portugal) e a PBS (Cabo Verde) e conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas).


iMARgens Mostra Brasil 2006 de Vídeo
ENTRADA FRANCA
Período: de 17 a 20 de julho de 2006
Local: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut 27, Barris, Salvador)
Sala Walter da Silveira: Tel: (71) 3116-8100


Fonte : Diretoria de Artes Visuais e Multimeios - Julho 2006


enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br