carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Trajetória Histórica
Carnatal, micareta de Natal RN


O primeiro Carnatal aconteceu em 1991 com apenas 3 blocos. Os primeiros artistas baianos a participarem do evento foram: Cheiro de Amor, Netinho e a Bamda Mel. Eram somente 12 camarotes e não havia arquibancadas. O circuito foi montado no centro da cidade. Com o sucesso, a micareta foi crescendo a cada edição e o local onde era realizada ficou pequeno.

Em 1994, o circuito foi para o largo do Machadão. A estrutura da micareta de Nata já contava com 525 camarotes e 14 blocos, entre oficiais, alternativos e infantis. Mais de 50 mil foliões dançavam axé music e frevo animados por: Cheiro de Amor, Asa de Águia, Netinho, Ricardo Chaves, Chiclete com Banana, Bamda Mel, Morais Moreira, Ricardo Chaves, Banda Patrulha, Óvni, Xodó e Pimenta Nativa.

Alguns anos depois, em 2001, o Carnatal passou por mudanças. A micareta passou a ter hora para terminar devido a uma determinação do Ministério Público e, por causa disso, começou mais cedo. Nesse ano, as estrelas da festa foram: Asa de Águia, Chiclete com Banana, Capilé, Gil, Netinho, Banda Beijo, Cheiro de Amor, Timbalada, Pimenta N´ativa, Harmonia do Samba, Jammil, Banda Di Maçã, Almir Rouche e Ricardo Chaves. As novidades: Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Patchanka, As Meninas, É o Tchan. E no meio de estrelas da música no Brasil, surgiram dois artistas locais no Corredor da Folia: Sueldo Soares e Lane Cardoso. A cantora potiguar foi a grande revelação do Carnatal 2001.

O ano de 2004 serviu de prévia para a comemoração dos 15 anos do Carnatal. Hoje contando com 313 camarotes, arquibancadas com capacidade para 10 mil pessoas/dia e um percurso de 3.800m de extensão, sendo 800 só de corredor da folia, o evento está consagrado como o maior carnaval fora de época do Brasil. Em 2005, o Carnatal traz grandes atrações e 12 blocos que prometem agitar os foliões ao som de estrelas da música baiana, como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Cheiro de Amor, Banda Eva e Babado Novo. O Carnatal 15 anos acontece de 01 a 04 de dezembro, mantendo a tradição de ser realizado sempre na primeira semana daquele mês

Fonte : CarnAxE - novembro 2006

volta | contato

www.carnaxe.com.br