Baianos concorre ao Grammy Latino

New York - EUA

Os refletores de boa parte da indústria fonográfica da América Latina estarão voltados, amanhã, para o famoso Madison Square Garden, em Nova Iorque, Estados Unidos.
O local vai sediar, neste ano, a cerimônia de entrega do Grammy Latino, evento que premia artistas da música latina anualmente.
A lista de indicados conta com diversos representantes brasileiros, dos mais variados estilos, incluindo a música Gospel.
Criado há sete anos, como uma espécie de variação do Grammy norte-americano, a premiação - deixando-se de lado possíveis questões relativas à qualidade dos indicados - costuma dar ainda mais credibilidade para a carreira dos concorrentes, especialmente para os vencedores, que fazem questão de colocar a estatueta no currículo e na biografia.
A festa de 2006 vai contar com nomes famosos da música, como Shakira, Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra, o grupo RBD, Thalía, Maná, Ana Gabriel, Miguel Bosé e Luis Fonsi. A colombiana Shakira, inclusive, é um dos destaques da lista de indicados nas categorias de Gravação do Ano, com La Tortura, e Álbum do Ano, comFijación Oral Vol. 1, entre outras.
Entre os destaques da noite de festa estará um tributo à salsa, com participação de Willie Colón e Andy Montañez. Os prêmios vão ser entregues por algumas personalidades.
Paloma San Basilio e Catalina Sandino, que estrelou o longametragem Maria Cheia de Graça, estão na lista dos que vão anunciar os nomes.
No Brasil, a festa vai ser transmitida pelo canal por assinatura TNT, mas apenas na sexta-feira, a partir de 0h30, e no sábado, a partir das 11 horas.
O evento deste ano vai prestar homenagem ao cantor porto-riquenho Ricky Martin, que vai ser eleito a personalidade do ano pelo trabalho desenvolvido na música e em causas sociais. A homenagem vai ser realizada hoje, também na cidade de Nova Iorque.

MÚSICA BRASILEIRA
O Brasil está representado na festa por sua grande pluralidade musical. Nomes como Chico Buarque, Ivan Lins, Ed Motta, Calypso, Los Hermanos, Jota Quest e as baianas Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes estão entre os escolhidos para concorrer em diversas categorias. Todos eles, obviamente, recebem destaque ao concorrer aos prêmios, mas algumas particularidades podem ser verificadas. Em algumas categorias, apenas artistas brasileiros podem concorrer entre si, enquanto que, em outras, cantores nacionais dividem a preferência com artistas de outras nacionalidades. Estas últimas são categorias mais abrangentes que, por isso, carregam um prestígio maior.
A paulista Céu, por exemplo, concorre na categoria de Artista Revelação com o porto-riquenho Calle 13, a colombiana Inés Gaviria, a peruana Pamela e a cubana Lena.
Chico Buarque, com o recente Carioca , aparece ao lado de Ivan Lins (Acariocando ) na categoria Melhor Álbum Cantor/Compositor, ao lado do argentino León Gieco (Por Favor, Perdón Y Gracias), do cubano Pablo Milanés (Como Un Campo De Maíz ) e do espanhol Joaquín Sabina (Alivio De Luto).
Chico também concorre nas categorias que são restritas aos artistas brasileiros.
A baiana Daniela Mercury disputa o título deMelhor VídeoMusical em Longa-Metragem, com o DVD Baile Barroco, gravado no Carnaval de Salvador. Na mesma categoria estão Simone, com Simone Ao Vivo, O Rappa, com Acústico MTV O Rappa, o mexicano Café Tacuba, com o trabalho Un Viaje, e Bebo & Cigala, com Blanco Y Negro en Vivo.
"Fiquei extremamente feliz com a indicação, que já considero um prêmio. Acho que o DVD é muito inovador. Eu vivo pelo mundo inteiro tentando explicar para as pessoas como é o Carnaval de Salvador e a indicação para Baile Barroco é uma maneira deste público passar a ter um contato mais íntimo com o nosso Carnaval. Caetano me disse que eu convido tantas pessoas para o Carnaval que não vai caber. Mas eu quero que não caiba mesmo [risos]", disse a cantora Daniela Mercury em entrevista exclusiva de Nova Iorque, onde aguarda o dia da premiação.
Para a cantora, um dos seus desafios é que a música brasileira ganhe penetração e se solidifique no concorrido mercado internacional.
"A música brasileira é muito famosa fora do País, mas ainda existe uma dificuldade para se distinguir os ritmos. Há muito o que se fazer e é um desafio muito grande entrar neste mercado mundial", afirmou a cantora.

DESTAQUES BAIANOS
Além de Daniela Mercury, a Bahia conta com mais representantes no Grammy Latino. Nas categorias voltadas exclusivamente para a música brasileira estão Ivete Sangalo, que concorre com Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro (As Super Novas) e Melhor Música Popular Brasileira (Abalou) e Margareth Menezes, com o álbum Pra Você. Gilberto Gil, com a canção B alé de Berlim, Gal Costa, com o CD Hoje, na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, e Carlinhos Brown com o Bonde do Bom, parceria com Arnaldo Antunes e Marisa Monte. Mara Maravilha concorre com o CD Jóia Rarana categoria Melhor Álbum Evangélico em Português.
Para Ivete Sangalo, a importância de participar da premiação está na diversidade do Grammy e pelo estímulo à carreira fora do País.
"Este universo é muito rico, diversificado e é um orgulho participar desta premiação. Sei o valor que a música brasileira tem. Além disso, é muito bom dividir este trabalho com outras pessoas, que foi tão bem feito e ganha um estímulo a mais com as indicações. Graças a Deus estou vivendo um momento de muito reconhecimento do meu trabalho", analisou a cantora.
Margareth Menezes considera a importância de concorrer com um álbum em que ela investiu num universo pop, mas sem esquecer das raízes afros, no famoso afropop desenvolvido pela cantora. "Fiquei muito feliz. O Grammy é um prêmio amplo e é o reconhecimento de um trabalho muito bem feito, com profissionais como Saul Barbosa, Pierre Onassis e Cláudio Zoli, com a linguagem afropop", afirmou GOSPEL ¿ Entre as categorias do Grammy, duas são dedicadas à música evangélica, que tem o seu público cativo. Uma das categorias também é exclusiva para a música brasileira e traz Melhor Álbum Evangélico. Além de Mara Maravilha, disputam Aline Barros (Aline Barros & Cia), Cristina Mel (As Canções da Minha Vida 15 Anos Ao Vivo), Soraya Moraes (Promessas) e Robson Nascimento (Tudo o que Soul).
Na categoria Melhor Álbum Evangélico em Espanhol, a cantora Aline Barros também aparece na lista ao lado de Daniel Calveti, Jesus Adrian Romero e Marcos Witt.i


Fonte: Eduardo Vieira, ATarde - nov 2006


enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br