No próximo dia 18 de agosto, sábado, Salvador será sede do Encontro Internacional de Negócios Musicais, que vai reunir produtores e empresários de agências, gravadoras e distribuidoras do mercado musical europeu e americano.
Uma oportunidade de intercâmbio e comercialização de shows, discos, música digital para internet e celular, além de trilhas para games e filmes. A realização é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sebrae e Promo.
Segundo Gilberto Monte, diretor de Música da Fundação Cultural, a importância desse evento, que acontece pela primeira vez na Bahia, está na promoção do diálogo entre os mercados europeu e americano, com essa cadeia comercial, e os artistas. Essa relação, adianta Monte, já faz parte da política de exportação de música da Bahia, que ampliará o mercado de produção e negócios musicais em todos os níveis e a promoção de shows.
O diretor reforça que “apenas estamos inserindo o Estado nesse panorama da arte musical”. Jornalistas de vários países já confirmaram presença no encontro e a organização aproveita para convidar músicos, produtores e agentes culturais da Bahia.
Para o encontro virá uma comitiva internacional de empresários da área musical, a exemplo de Richard Gottehrer, presidente do distribuidor/agregador digital The Orchard, a maior e a pioneira entre os agregadores de música digital no mundo; Robert Kraft, presidente da editora de música Fox Music e produtor de trilhas para cinema e televisão; e Pat Berry, da Six Degrees, presidente da gravadora americana que lançou, nos Estados Unidos, nomes como Bebel Gilberto, Suba e Lenine.
A vinda dessa comitiva internacional ao Brasil é uma conseqüência do Projeto Comprador e do Projeto Imagem, duas ações desenvolvidas pela Brazilian Music & Arts (BM&A) que visam oportunizar a geração de negócios com o produto brasileiro, assim como a divulgação da música local independente no exterior.
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