Filme "Mestre Bimba - A Capoeira Iluminada"
Filme na Bahia
Pré-estréia na Sala Walter da Silveira em Salvador

O Ministério da Cultura está apoiando o pré-lançamento do filme Mestre Bimba - A Capoeira Iluminada, de Luiz Fernando Goulart, a ser realizado no dia 17, em Salvador. O secretário executivo do MinC, Juca Ferreira, irá abrir a cerimônia de pré-estréia do filme em Salvador, às 20h, na Sala Walter da Silveira, no Centro Cultural dos Barris.
Após a exibição, haverá uma mesa-redonda com debates sobre a obra cinematográfica e uma vivência de 'Capoterapia', com mestre Gilvan. Compõem a mesa o secretário Juca Ferreira, os capoeristas mestre Luizinho e mestre Nenél (filhos de mestre Bimba), mestre Camisa (do grupo Abadá) e o diretor do filme, Luiz Fernando Goulart.
O documentário é uma realização da Lumen Produções, com patrocínio do BNDES e da Petrobras, por meio das Leis Federais de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual). Será lançado em circuito nacional, a partir do dia 10 de agosto.

Políticas Públicas para a Capoeira


A participação de representantes do Ministério da Cultura na pré-estréia do filme faz parte do compromisso assumido pelo ministro Gilberto Gil, no início de sua gestão, de apoiar o desenvolvimento da Capoeira no Brasil. O documentário foi inspirado no livro Mestre Bimba, Corpo de Mandinga, do professor e escritor Muniz Sodré, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC).

O Filme
Mestre Bimba - A Capoeira Iluminada conta, por meio de depoimentos de antigos alunos e imagens inéditas, a história de Manoel dos Reis Machado (1900-1974), o mestre Bimba, que dedicou sua vida a dar dignidade e luz à Capoeira.
Um homem de origem humilde, mas um extraordinário educador, tornou-se referência mundial e a ele são dedicadas milhares de músicas cantadas nas rodas de capoeira dos cinco continentes. É dele toda a didática e toda a metodologia de ensino atualmente utilizadas pela grande maioria dos praticantes de Capoeira em todo o mundo.

Fonte : Minc Nordeste - 10 agosto 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br