Encontro internacional traz intelectuais da cultura à Bahia
Revista Cultura e Pensamento
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

As idéias produzidas pelos mais renomados intelectuais da cultura no Brasil e no mundo estarão em debate no período de 10 a 24 de setembro, em Salvador. A Fundação Pedro Calmon coordena na Bahia o Ciclo de Conferências “Mutações: Novas Configurações do Mundo”, do Programa “Cultura e Pensamento”, realização do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX). O Programa vem promovendo conferências e publicações em torno do pensamento cultural contemporâneo em mais quatro capitais brasileiras, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. As inscrições já estão abertas no endereço www.fpc.ba.gov.br/mutacoes.
O Cultura e Pensamento trará para Salvador acadêmicos, pensadores da cultura, artistas e pesquisadores que irão debater temas contemporâneos importantes para o desenvolvimento cultural do país. “Com esse programa, dá-se um passo significativo na busca de políticas culturais e de parcerias com universidades brasileiras, pensadores e pesquisadores, para gerar no País uma circulação intelectual viva e aberta, um sistema de trocas com outros povos e nações”, enfatiza o Ministro da Cultura, Gilberto Gil.
“Mutações” - Na Bahia, o Programa conta com a parceria do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que irá produzir e veicular programas originados dos debates. “Com o Programa Cultura e Pensamento, estamos trazendo o debate de idéias sobre as novas maneiras de pensar. Vamos dialogar com as mutações de paradigmas e de conceitos, para que possamos pensar as transformações individuais e sociais”, pontuou o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo.
Com início no Rio de Janeiro, dia 20 de agosto, o Ciclo chega à capital baiana dia 10 de setembro, no Anfiteatro Alfredo Britto, da Faculdade de Medicina da Bahia (Ufba), Centro Histórico. Dentre os conferencistas, estarão presentes o professor da Universidade de São Paulo (USP), José Miguel Wisnik, com o tema “Heterodoxa mutação” (10/09) e o professor Jean-Pierre Dupuy, da Escola Politécnica de Paris e Universidade de Stanford, que abordará o tema “A fabricação do homem e da natureza”, no dia 11.
Além dos Ciclos de Conferências, o Programa também publicará a Revista Cultura e Pensamento, publicação que será trimestral e gratuita, além da ampliação do Portal Cultura e Pensamento. O Curso é reconhecido como extensão universitária pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o que será validado através dos certificados, entregues aos participantes.


Fonte : FPC - 17 Agosto 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br