Debate 209 anos da Revolta dos Búzios na Bahia
mesa redonda
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Os aspectos históricos e políticos da Revolta dos Búzios ou Conspiração dos Alfaiates, ocorrida na Bahia em 1798, e a sua importância para a sociedade baiana serão temas de duas mesas redondas realizadas pela Fundação Pedro Calmon nos dias 24 e 27 de agosto, às 17h, no Palácio Rio Branco, reunindo especialistas do assunto.
No dia 24, será debatido o tema “Revolta dos Búzios: 209 anos de História”, com a presença do Prof. Dr. István Jancsó e da Profª. Drª. Marli Geralda que abordarão os contextos históricos e políticos da Revolta. No dia 27, a Profª Dra. Cleise Mendes e o Prof. Paulo Dourado debaterão o tema “Um texto teatral”, enfocando o espetáculo teatral “A Conspiração dos Alfaiates”, que tem roteiro de Aninha Franco, Cleise Mendes e Paulo Dourado. Ambas as mesas serão mediadas pelo Prof. Dr. Ubiratan Castro.
A Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Búzios, Revolta dos Alfaiates ou Sedição dos Mulatos, foi um levante de caráter republicano, organizado na capitania da Bahia por segmentos populares e intelectuais que defendiam a instauração de um governo democrático e independente do poder metropolitano. Mais informações nos telefones 31166918/6925.


Fonte : FPC - 17 Agosto 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br