Museu do Ipac sedia projeto
“Música no Museu”
espaço cultural
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Neste sábado (25 de agosto, a partir das 17 horas, o Projeto “Música no Museu” se apresenta mais uma vez no Palácio da Aclamação. A entrada é franca e, dessa vez, o projeto traz o Quinteto de Metais da Bahia (Osba), em parceria com o Projeto Música de Câmara do Teatro Castro Alves.
O Palácio da Aclamação é um dos dez museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura da Bahia. Para o diretor geraldo do IPAC, Frederico Mendonça, as atividades artísticas no Palácio são sempre bem-vindas. “Elas ajudam a imprimir mais visibilidade ao imóvel e evidencia que o museu é um espaço público e gratuito para ser freqüentado pela população”, diz Mendonça.
O trabalho do Quinteto engloba diversos gêneros e estilos musicais, com ênfase na música brasileira, rica e apropriada para interpretação através dos instrumentos de metal. O Projeto Música no Museu Série Nordeste é uma iniciativa da Carpex Empreendimentos (RJ) com a Hessel Produções (BA), em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia, através da Diretoria de Museus do IPAC e do Teatro Castro Alves da Fundação Cultural.
O grupo é formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia, Joatan Nascimento (trompete), Emerson Araújo (trompete), Gerson Barbosa (trombone), Davi Brito (trompa) e Renato Pinto (tuba). Os músicos do Quinteto integram a OSBA, detendo larga experiência na música de câmara e como solistas. A programação de sábado (25) incluirá compositores como Georges Bizet, Jean Joseph Mouret, Lindembergue Cardoso, Ary Barroso, Pixinguinha e Porfírio Costa.
Antigo Palacete dos Morais, e residência oficial dos governadores de 1917 até a década de 70, o Palácio da Aclamação, tem arquitetura de fins do século XIX, mas passou por ampliações, reformas e restaurações. Com fachada em estilo neoclássico, o seu interior tem painéis emoldurados de autoria do pintor baiano Presciliano Silva. O acervo é composto de mobiliários nos estilos Dom José e Luís XVI, porcelanas, cristais, bronzes, tapetes persas e franceses, além de telas de outros pintores.
Localizado na Avenida 7 de Setembro, nº1.330, Campo Grande, o Aclamação fica aberto de terça à sexta-feira, das 10 às 18 horas. Aos sábados e domingos a visitação acontece das 13 às 17 horas. A entrada é sempre franca. Outras informações podem ser dadas através do Tel. 3117-6146.


Fonte : Ipac - 22 Agosto 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br