Sumac prepara a cidade para o Carnaval

Proteção de monumentos, manutenção das vias dos circuitos e curso de relacionamento humano para funcionários, são ações viabilizadas pelo órgão

Só faltam 12 dias para o início da maior festa popular do planeta. Enquanto uma parte dos moradores de Salvador e turistas aguardam ansiosos o início dos festejos, a Superintendência de Manutenção e Conservação da Cidade (Sumac) já realiza uma operação preventiva, que vai prosseguir até a véspera da folia, que consiste na preservação das praças, monumentos e prédios públicos municipais, por meio da colocação de tapumes.
A Gerência de Operações do órgão pretende utilizar 2.600 chapas de OSB (tipo de madeirite), com 10 mm de espessura, totalizando 7.488 metros quadrados de chapas. A Sumac também está fazendo a limpeza e desobstrução das caixas de sarjeta, repondo as grelhas que estiverem faltando para cobertura dessas caixas e recuperando os equipamentos do sistema de drenagem. O órgão ainda está atuando na recuperação de toda a pavimentação das vias que fazem parte dos circuitos, através da Operação Tapa-buraco e a recomposição asfáltica.
Estas ações garantem o nivelamento da pavimentação, evitando que os foliões sofram com acidentes, tropeços e contusões. O órgão já recuperou 7.500 metros quadrados de passeios em todos os circuitos oficiais do Carnaval.
Estes serviços também estão sendo executados nos bairros de Pau da Lima, Itapuã, Cajazeiras e Liberdade, e subúrbio de Paripe, onde a Prefeitura vai promover uma mostra da festa. Ao mesmo tempo, 130 funcionários da Sumac atuarão em plantão 24 horas durante o período momesco. As equipes ficarão concentradas em postos estratégicos pelos espaços da folia.
No circuito Osmar (Campo Grande/Avenida), o posto será na Carlos Gomes, e no Dodô (Barra/Ondina) na Rua Sabino Silva, em Ondina. A Central de Coordenação de Operação será montada no Dique do Tororó, atendendo solicitações (colocação de tapumes, pavimentação das vias, recuperação de passeios e limpeza das caixas de sarjeta) dos cidadãos pelos telefones 3322-2568 e 3243-7530.
Nos bairros onde haverá Carnaval também serão criadas equipes de plantão.
Outra central de atendimentos será instalada na sede da Gerência de Operações da Sumac (Gerop), nas Sete Portas, onde ficarão disponíveis os equipamentos utilizados pelo órgão durante o Carnaval. O folião também poderá acionar essa unidade, pelo telefone 3172-4351. As ações emergenciais deverão ser levadas diretamente ao superintendente da Sumac, Wellington Pereira, pelo celular 9956-4620.
Para agilização dos serviços, os funcionários estarão equipados com rádios de freqüência, que possibilitarão o contato direto entre eles. Curso de aperfeiçoamento Para garantir o bom desempenho dos seus servidores durante a festa, o órgão promoveu nesta semana um curso sobre segurança e saúde ocupacional, com ênfase em relacionamento humano. "Estamos harmonizando o conceito de manutenção da cidade com o de relações pessoais entre os servidores e demais cidadãos, orientado também o nosso pessoal para uma comunicação única com outros órgãos de atuação na festa", destaca o superintendente Wellington Pereira. No curso, os funcionários reforçaram as lições sobre os cuidados que devem tomar durante o Carnaval, em possíveis casos de emergência. "Estamos lembrando alguns cuidados, como isolamento da área de atuação, retirada do material após o uso e, principalmente, estamos estimulando a prática de relações cordiais com foliões, barraqueiros e ambulantes, para evitar conflitos", complementa o superintendente.


BASTIDORES DA FOLIA
- Confira as notícias dos bastidoers do Carnaval 2007


Fonte : SMCS - 02 Fevereiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br