Prefeito destaca parceria com Estado e artistas

Ato de Confraternização do Carnaval, no Forte São Marcelo, reúne João Henrique, Jaques Wagner, empresários e artistas do axé music da Bahia

Alegria, interação e democracia foram as palavras de ordem no Ato de Confraternização do Carnaval, realizado nesta quarta-feira (dia 7), no Forte São Marcelo. Na ocasião, o prefeito João Henrique ressaltou a importância da parceira entre a Prefeitura Municipal, Governo do Estado, empresários e artistas para a realização do Carnaval. "Salvador já está vivendo o espírito de Carnaval e esse evento é para celebrar a parceria entre os setores públicos e privados para a realização desta festa", destacou o prefeito.
Após saudar a todos em seu discurso, João Henrique agradeceu o apoio financeiro do governo estadual dado ao Carnaval, ressaltando que a cidade está apta para receber os milhões de turistas que chegam para a folia. "A cidade já está preparada para que todos possam celebrar a festa", enfatizou. "O baiano é o povo mais hospitaleiro do mundo; é por isso que o coração do mundo bate aqui", atestou João Henrique, desejando a todos um feliz Carnaval.
O encontro foi uma promoção conjunta entre a Associação dos Produtores de Axé para o Desenvolvimento da Música da Bahia (ApaBahia), Prefeitura Municipal e governo do Estado. O prefeito João Henrique e sua esposa, Dona Maria Luiza Carneiro, chegaram ao forte acompanhados pelo governador Jaques Wagner e sua esposa, Dona Fátima Mendonça. Juntos, receberam o cumprimento dos artistas e demais convidados, ratificando o clima de confraternização do evento. Prefeito e governador foram homenageados com a música "É d¿Oxum", do cantor Jerônimo, cantada pela banda "Parano sai Milhó".
O governador Jaques Wagner, visitando pela primeira vez o forte, antes de cumprimentar os artistas, parabenizou João Henrique pela realização da obra. "Essa foi uma obra muito importante para Salvador, é a primeira vez que estou visitando após a ação de João Henrique e reconheço que esse é um grande presente para a cidade", comentou Wagner. "O forte foi recuperado para ser usado e só assim pode ser preservado", ressaltou.
O governador também reconheceu a importância do evento para a consolidação da parceria entre os setores governamentais e empresariais para a realização do Carnaval, cada vez de forma mais democrática. "Esse é o Carnaval da parceria do século XXI, e o espaço do Carnaval deve ser garantido para que a população que não tem dinheiro para comprar o abadá possa se divertir na festa", assegurou Wagner, parabenizando João Henrique pela organização da festa. "O prefeito é o capitão da folia, o governo do Estado só contribuiu", enfatizou.
No mesmo sentido de celebração, o diretor executivo da ApaBahia, André Simões, agradeceu a presença dos governantes, destacando também a nova função que o Forte de São Marcelo tem para cidade de Salvador. "Forte passou de local de proteção da cidade para centro cultural, apropriado para a realização de eventos de confraternização e celebração da cultura baiana", comentou. Simões também lembrou a capacidade do baiano em interagir com as diferenças. "Estamos aqui reunidos num sabor de maturidade, de entendermos que somente através da cooperação entre o público e o privado é que podemos vencer as complexidades sociais", disse.
O ambiente estava totalmente climatizado com motivos do Carnaval e atrativos do próprio forte.
Havia um minitrio elétrico, tocando canções carnavalescas bem como uma exibição de imagens do Carnaval. Ainda compondo o ambiente, uma das exposições fotográficas montadas no próprio forte mostrava a diferença entre o estado de conservação do monumento antes e depois da restauração, nesta gestão de participação popular do prefeito João Henrique.
Artistas Os principais nomes da Axé music estiveram presentes no evento. Cantores como Daniela Mercury, Tatau (Araketu), Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Luiz Caldas, Durval Lelys (Asa de Águia), e Cid Guerreiro reconheceram a seriedade da interação entre os governos municipal e estadual, artistas e empresários para a realização do Carnaval.
"Essa parceria é de extrema importância para a sociedade e os governos estão aí para fazer o melhor na festa", ressaltou a rainha do axé, Daniela Mercury. "Os governos estão instituídos de forma democrática, discutindo as melhores maneiras de realizar o nosso Carnaval", conclu


BASTIDORES DA FOLIA
- Confira as notícias dos bastidoers do Carnaval 2007


Fonte : SMCS - 08 Fevereiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br