Cidade recebe retoques finais para o Carnaval

Obras estão sendo feitas em 27 quilômetros dos três circuitos e também nos bairros e devem estar prontas dia 14 de fevereiro

Começou a contagem regressiva para a maior festa popular do planeta. A contar desta sexta-feira (dia 9), faltam sete dias para a folia. A Cidade do Carnaval, em seus 27 quilômetros de extensão, desde o Centro Histórico até o bairro de Ondina, passando pelo Campo Grande e a Barra, já está recebendo os retoques finais para a grande festa.
Obras estão sendo feitas nos três circuitos e também nos bairros e tudo deve estar pronto no dia 14 de fevereiro, véspera da abertura oficial do Carnaval.
A montagem de toda a infra-estrutura do Carnaval, como o Carnavalle, no Campo Grande, os camarotes comerciais e das grandes estrelas, como Ivete Sangalo, Durval Lélis e Gilberto Gil, por exemplo, além dos 104 postos de observação da Emtursa, das polícias Militar e Civil e dos demais órgãos públicos está em pleno vapor.
A Emtursa - Empresa de Turismo S/A, também constrói seis grandes palcos nos bairros - Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Liberdade e Pau da Lima - onde a Prefeitura vai promover o Carnaval, além do de Piatã, onde acontece o já tradicional festival de rock.
O Carnaval de Salvador, cujo tema "O Coração do Mundo Bate Aqui" este ano faz uma homenagem ao samba e será aberto oficialmente às 18 horas de quinta-feira (dia 15), no bairro da Liberdade.
Reduto de tradicionais e importantes agremiações afro-brasileiras, a exemplo do Ilê Aiyê e Muzenza, o bairro tem a maior concentração negra da cidade.
É nesse cenário todo especial que o prefeito João Henrique entregará a chave da cidade à Sua Majestade o Rei Momo Primeiro e Único ao lado da Rainha do Carnaval, princesas e o do símbolo da festa, o sambista Riachão.
A abertura do Carnaval nos bairros foi uma iniciativa da gestão de participação popular do prefeito João Henrique que nesse ano determinou a ampliação do Carnaval com a promoção da festa também em Pau da Lima e nas ilhas de Bom Jesus, de Maré e dos Frades (Paramana), onde as bandinhas de sopro e percussão pretendem animar os foliões revivendo grandes carnavais passados.
Em Cajazeiras, a abertura dia 15 terá a presença do cantor Carlinhos Brown.
Geração de 200 mil empregos O Carnaval de Salvador está gerando este ano mais de 200 mil empregos temporários.
Além dos operários responsáveis pela montagem dos camarotes, arquibancadas e postos de serviço, todos em estruturas de ferro e encaixes, com braçadeiras e parafusos, há ainda carpinteiros, pintores e eletricistas em ação para dar vida aos grandes cenários da festa.
Depois de pronta a estrutura espalhada nos 27 quilômetros que fazem a Cidade do Carnaval vêm ainda outros serviços, envolvendo pessoas de diversas áreas, como decoração, buffet, bar, marketing, informação, recepcionistas e muito mais.
Só para o desfile dos blocos foram contratados 84 mil cordeiros e esse número pode aumentar, de acordo com as associações de blocos.
700 mil turistas Como destino mais procurado da Bahia e do Nordeste, e terceiro do país, Salvador deverá receber este ano 700 mil turistas (desses quase 100 mil são estrangeiros), fazendo com que a rede hoteleira já esteja com lotação quase esgotada, principalmente aqueles hotéis e pousadas localizados próximos da folia, conforme indicada a ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
Em 2006 os turistas deixaram na cidade durante o Carnaval U$ 94 milhões.
De acordo com números oficiais da Embratur, o número de estrangeiros que visitam Salvador equivale à soma dos visitantes do Recife e Fortaleza.
A capital baiana é ainda a cidade brasileira mais visitada por italianos e espanhóis.
A Bahia é hoje o principal destino turístico dos portugueses no Brasil e vem, desde 2002, ultrapassando o Rio de Janeiro na preferência dos visitantes de Portugal.
Entre os estados brasileiros, São Paulo se mantém como o principal emissor de turistas para a Bahia.
Patrocínio O Carnaval em Salvador terá o patrocínio da Nova Schin, uma vez que a cervejaria Schincariol comprou a cota máxima por R1,6 milhão.
Outros patrocinadores serão a Coca-Cola e as lojas Insinuante.
A Prefeitura também recebeu R$3 milhões do governo do Estado para a infra-estrutura da festa.
Há expectativa de que outros patrocinadores devam surgir nos próximos dias.


Fonte : Ascom/Emtursa - 09 Fevereiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br