No Carnaval, Sedes atuará em várias frentes

Funcionários municipais vão estar voltados para o atendimento às crianças e adolescentes, aos idosos e deficientes físicos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e suas principais coordenadorias estarão atuando, permanentemente, durante todo o Carnaval, com o objetivo de atender principalmente às crianças e adolescentes, à população de rua, os idosos e os deficientes físicos, garantindo-lhes os direitos dos cidadãos em situação de risco pessoal ou social.
De acordo com Paulo Bezerra, assessor especial para atendimento aos conselhos tutelares, 40 conselheiros vão manter um plantão de 24 horas, dividido em três postos (Praça da Sé, nº 1, endereço da própria Sedes; no Conselho Municipal de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ladeira dos Aflitos, nº 15, e na Administração Regional da Barra, Avenida Oceânica, nº 8, Edifício Farol Praia Center, 1º andar, loja 25). "Estas estruturas darão apoio ao atendimento emergencial e de retaguarda para os casos de violação de direitos das crianças e adolescentes".
Juntamente com as coordenadorias e conselhos tutelares, a Fundação Cidade-Mãe estará funcionando em tempo integral, para acolhimento temporário de crianças e adolescentes perdidos nos circuitos do Carnaval ou que estiverem em situação de risco ou vulnerabilidade social. "As unidades da FCM para pernoite de meninos e meninas e o Espaço Cidadania Solidária, para ambos os sexos, que funciona como centro de atividades lúdico-pedagógicas, durante o dia, estarão atendendo os menores encaminhados pelos agentes da Sedes", garantiu o secretário Carlos Ribeiro Soares. Segundo a presidente da FCM, Iara Farias, "o número de educadores será reforçado para cobrir o movimento proporcionado pelo Carnaval. As crianças que chegarem terão lugar onde dormir, alimentação e oficinas lúdico-pedagógicas". As Casas Dom Timóteo (para meninos) e D´Oxum (para meninas) têm, cada uma, capacidade de acolher 30 crianças e adolescentes.
Acessibilidade A Casa de Pernoite (Barroquinha), o Albergue Noturno (Largo de Roma) e unidades da rede conveniada, que atendem à população de rua, funcionarão ininterruptamente. O coordenador de Programas Assistenciais da Sedes, Adilton Roque, lembra que "a equipe de abordagem vai trabalhar em regime de plantão durante o período carnavalesco, sobretudo onde existe maior concentração de pessoas vivendo nas ruas". Para as pessoas com deficiência, a Sedes também vai atuar de forma articulada com a Emtursa, que, desde o ano passado, montou uma estrutura de acessibilidade para pessoas com deficiência, nas arquibancadas e camarotes, além dos sanitários químicos especiais, instalados nos circuitos da festa. Com a Superintendência de Transporte Público (STP), os técnicos da Sedes irão articular esquema para que não falte ônibus adaptados para atender a esse público especial.
A Coordenadoria de Atenção a Pessoas com Deficiência (COAP) irá acompanhar o bloco "Me Deixe à Vontade", para atender eventuais necessidades dos foliões. De acordo com a sua coordenadora, Zenira Rebouças, é preciso "garantir que as pessoas brinquem o Carnaval com autonomia. Por isso, continuamos a batalhar para que novos espaços tornem-se acessíveis".
Exploração infanto-juvenil Reunindo diversos órgãos municipais e de outros poderes, entre os quais as secretarias municipais da Saúde (SMS), da Educação (SMEC), Conselhos Tutelares, Ministério Público da Bahia, Ministério Público do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Projeto Axé, a Sedes vai trabalhar no combate ao trabalho infantil com a campanha: "O trabalho infantil vai dançar no Carnaval de Salvador".
Segundo o secretário da Sedes, trata-se de uma campanha articulada e integrada que, pelo terceiro ano consecutivo, dá continuidade a um processo que tem desdobramentos durante o ano todo, com ações que pretendem, tanto o combate ao trabalho infantil, quanto à melhoria das condições de trabalho dos catadores de material reciclável, vendedores ambulantes e outros trabalhadores do Carnaval. A preocupação do Desenvolvimento Social da Prefeitura é com a garantia dos direitos dos cidadãos, sobretudo crianças e adolescentes em situação de risco. "Estamos integrados com o Com


Fonte : AMCS - 12 Fevereiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br