Limpurb terá equipe de 2.186 pessoas no Carnaval

O mutirão de limpeza estará distribuído pelos três circuitos e também nos seis bairros onde haverá Carnaval

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma programação de limpeza para os seis dias de Carnaval. Estarão envolvidos no trabalho 1.402 agentes de limpeza, 440 funcionários de coordenação e apoio, 343 serventes de sanitários, num total de 2.186 pessoas. À noite, 675 agentes estarão distribuídos em oito equipes, sendo três nos circuitos Batatinha e Osmar, três no Circuito Dodô e duas equipes nas áreas de acesso aos circuitos. Durante o dia, 95 agentes estarão distribuídos em seis turmas no Carnaval de bairros em Periperi, Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima, Piatã e Itapuã.
Estarão presentes ainda 25 agentes de manutenção de varrição no Pelourinho, nos dois turnos; 115 agentes na passarela do Campo Grande, nos três turnos, 15 agentes no Porto e Farol da Barra, durante o dia; 156 agentes na Avenida Oceânica; 15 na Barra e 15 no Centro; 12 agentes no acesso da Avenida Garibaldi, Centenário e Vale do Canela; 30 agentes nas avenidas Vasco da Gama, ACM, Juracy Magalhães, Bonocô, Vale dos Barris, Contorno e Centenário.
A operação de limpeza será iniciada às 4 horas, terminando às 11 horas. Na passarela do Campo Grande e Pelourinho haverá limpeza da área durante 24 horas. Na Praia do Porto ao Cristo, Centro, Ondina, Barra e nos locais de acesso aos circuitos, a limpeza será iniciada às 11 horas e finalizada às 19.
Para a realização dos serviços, serão utilizados 56 caminhões-compactadores, 21 carros de sucção, sete caminhões de carroceria, 27 ônibus, duas caçambas, 54 carros de apoio, cinco espargidores (mangueiras com pistolas a jato para lavagem das passarelas do Campo Grande), um roll on roll off (veículo equipado para retirada de contêineres de 30m³), um munck (veículo para retirada de big bag, pedras e troncos de grande porte), 35 caminhões-pipa (23 de lavagem de vias e 12 de manutenção de sanitários químicos), duas caçambas, 54 carros de apoio.
Ainda serão disponibilizados 1.200 sanitários químicos, sendo 408 masculinos e 792 femininos, distribuídos em 70 postos: 12 no Pelourinho (Circuito Batatinha), 34 no Centro (Circuito Osmar), 15 na Barra/Ondina (Circuito Dodô) e oito em Periperi, Cajazeiras, Itapuã, Piatã, Pau da Lima e Liberdade. Para os portadores de necessidades especiais serão colocados 16 sanitários químicos adaptados. Em São Tomé de Paripe, Passeio Público, Amaralina, Rio Vermelho, Mirantes do Jardim de Alá, Corsário, Patamares, Piatã e Jaguaribe os nove sanitários fixos funcionarão normalmente.
As empresas envolvidas na operação de limpeza serão distribuídas conforme o tipo de serviço. A Limpurb, Vega Ambiental e Torre Empreendimentos serão responsáveis pela varrição e coleta. A Jotagê Construções também realizará coleta, enquanto a empresa Grado fará a lavagem dos circuitos e a Samix Sanitários disponibilizará os sanitários químicos. LM, Credicard, Bonfim e Localiza serão responsáveis pela locação de veículos de apoio. A cooperativa de catadores realizará a coleta e compra de materiais recicláveis.
Para lavagem das vias está estimado o consumo de 4.200m³ de água, 4.500 litros de detergente e 6.500 de aromatizante. Em relação aos sacos plásticos, estima-se o uso de 15 mil unidades de papel higiênico 1.850 pacotes. Está prevista a coleta de 1.400 toneladas de lixo.


Fonte : AMCS - 13 Fevereiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br