Por muitos anos o órgão de divulgação do Brasil no exterior vem enaltecendo a imagem do Carnaval do Rio de Janeiro.
.
Esta estratégia está mudando com o Plano Aquarela, que vai trabalhar na promoção internacional do Carnaval de Salvador e de outras duas cidades nordestinas como Recife e Olinda.
Cidades que na percepção da presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, tem carnavais baseados em manifestações populares.
A coletiva, realizada hoje (dia 17), no Centro de Imprensa, no Hotel da Bahia, teve a participação ainda do presidente da Empresa de Turismo de Salvador (Emtursa), Fernando Ferrero, da presidente da Empresa Baiana de Turismo (Bahiatursa), Emília Silva e do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli. Segundo informou a presidente da Embratur, o Plano Aquarela realizará pesquisas em 22 países emissores de turistas.
Países como a Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai serão trabalhados junto à mídia, cuja divulgação focará a festa e outros atrativos. "Já substituímos a imagem da mulata seminua por outras de baianas tradicionais nas principais feiras internacionais onde divulgamos o Brasil. Queremos mostrar nossa diversidade cultural¿, enfatizou Jeanine Pires. Ela afirmou ainda a importância da parceria com os governos estadual e municipal nesta tarefa e parabenizou a Prefeitura de Salvador pela organização da festa. A nova estratégia de marketing da Embratur só ampliará o trabalho que a Prefeitura de Salvador vem fazendo para a divulgação do Carnaval de Salvador pelo mundo, informa Fernando Ferrero. ¿Como resultado deste trabalho, temos hoje no Carnaval de Salvador a presença de jornalistas de países como os Estados Unidos, França, Japão, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Grécia, Senegal, Portugal, Itália e Argentina, credenciados para cobertura da festa¿, afirma o presidente da Emtursa. A festa também está sendo transmitida em tempo real pela internet, um trabalho da Empresa de Processamento de Dados de Salvador (Prodasal)
. Por conta disto, a cidade está recebendo, neste período carnavalesco, sete navios com turistas estrangeiros. O primeiro chegou na cidade hoje (dia 17) e os outros chegam na terça-feira (dia 20), trazendo 16 mil turistas. A informação é da presidente da Bahiatursa, Emilia Silva, que enfatizou na coletiva a estratégia do governo do Estado de melhorar o receptivo estrangeiro na cidade. Na terça-feira a Bahiatursa fará uma recepção aos visitantes, às 9 horas, no Porto de Salvador, com a participação de entidades representativas da cultura baiana como os Filhos de Ghandy e Cortejo Afro. O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, falou da disposição do governo do Estado de incentivar o turismo na Bahia, consolidando os pólos já existentes e divulgando os novos. Ele destacou que Salvador já é a terceira cidade do país na atração de turismo de negócios, só perdendo para São Paulo e Rio de Janeiro. Leonelli afirmou que o turismo é de importância fundamental na economia de qualquer país, pois gera emprego e renda.
|