Manaus Folia recebe mais
de 25 mil foliões
Bastidores do carnaval fora de época amazonense

Mais de 25 mil pessoas lotaram a avenida do Futuro, no Tarumã, para participar do Manaus Folia, o carnaval fora de época da cidade, a micareta que conseguiu encantar os foliões, arrastando uma multidão por quase um quilômetro de extensão de pista, ao som de nove atrações nacionais e quatro locais.
A micareta representou um marco na cidade. A M1 Eventos, promotora da festa, organizou todos os detalhes, para garantir tranqüilidade e segurança aos foliões e tudo funcionou na mais perfeita sintonia. Trabalharam no evento 2,4 mil pessoas. A segurança dos brincantes foi garantida por 400 profissionais contratados e mais o suporte da Polícia Militar.
O balanço da festa, que aconteceu no sábado e domingo (21 e 22), aponta para a aprovação total da micareta por parte dos foliões, na avaliação do diretor da M1 Eventos, Marcelo Alex. A participação do público superou a expectativa da organização. Na primeira noite, segundo ele, 12 mil pessoas curtiram a micareta. No domingo, o público foi ainda maior, reunindo uma massa de 13 mil foliões, aproximadamente.
O novo formato da festa agradou aos participantes, não só por poderem experimentar o gosto de participar de uma micareta de rua, mas também pelo aspecto democrático do evento. Ao descerem a avenida, os trios elétricos pararam em todos os pontos em que o público estava concentrado, privilegiando, igualmente, os foliões das arquibancadas e dos camarotes.
O baiano Armando Libório, que junto com Cleber Sangalo (primo da cantora Ivete Sangalo), prestou consultoria para a M1 Eventos na realização da festa, ficou satisfeito com o resultado. “Foi tudo perfeito, principalmente em relação ao público que compareceu em massa”, destacou, lembrando que pelo que foi visto nos dois dias de festa, o Manaus Folia veio para ficar.
Primeira noite da festa – A micareta começou ao som da banda Jammil e Uma Noites, com o trio elétrico Avancine 1, que embalou o Bloco Me pega, o primeiro a passar no carnaval fora de época da cidade, sacudindo a massa de foliões, numa perfeita combinação entre a alegria e harmonia. A festa ainda teve a animação dos swingueiros amazonenses da Junior e Banda e fechou com um inesquecível show da Banda Eva, que encerrou o primeiro dia, puxando o bloco Nu Beijo.
O espetáculo foi uma experiência única, jamais vista na cidade. Quando Tuca Fernandes e a turma do Jammil apontou no portal de entrada do circuito, ninguém conseguiu ficar parado. Enquanto os foliões do Bloco Me Pega corriam atrás do trio elétrico pela pista principal, os integrantes do Bloco Nu Beijo acompanhavam pela outra pista de dispersão.
Jammil e Uma Noites chegou na metade do percurso, onde estavam as arquibancadas especiais e os camarotes, lotados, em clima de apoteose. O coro acompanhou os músicos, cantando canções da banda, como “Praieiro” e outros sucessos, que embalam o carnaval baiano: “Levada Louca” e “Berimbal Metalizado”, de Ivete Sangalo, e hits do Chiclete com Banana e outros clássicos do axé music.
O camarote Central Uninilton Lins, com capacidade para 1,5 mil pessoas e completamente lotado, tremeu e com os foliões indo ao delírio, quando as bandas passavam bem de pertinho. No camarotes individuais, onde estavam grupos de empresas e de amigos que preferiram se divertir em espaço mais reservado, também não foi diferente. Quem ficou nas arquibancadas também não se arrependeu. A turma da “pipoca” teve a mesma perspectiva da festa de quem acompanhava dos camarotes, com direito a parada do trio por mais de 20 minutos.
As três horas de percurso da Banda Eva, que puxou o bloco Nu Beijo, foi inesquecível. A apoteose, novamente, foi em frente às arquibancadas e camarotes quando o vocalista Saulo Fernandes chamou ao palco Ricardo Chaves para cantar um dos maiores sucessos, a regravação da música “Eva”, seguida de “É o Bicho”, que o lançou para o Brasil, entre outros.
Segunda noite – Antes de abrir as portas, no domingo, último dia da festa, o espaço de concentração dos foliões já estava lotado. A micareta já começou embalada, com o show elétrico de Gilmelândia e banda, arrastando o Bloco Nu Beijo. Um dos principais símbolos da música baiana, Gil empolgou a multidão, interpretando sucessos já consagrados, como “Peraê”, e até um inusitado pouporri infantil, emendando músicas infantis em ritmo de carnaval. Também cantou forró elétrico e calypso, empolgando a massa. Durante o show, ela recebeu como convidado Rubinho, do grupo Oz Bambaz, que anunciou a gravação, em Manaus, do DVD ao vivo da banda, em 15 de setembro, numa promoção também da M1 Eventos.
Seguido ao show de Gilmelândia, o grupo amazonense Tô a Toa tomou conta do circuito, com sucessos nacionais e músicas de composição própria. O grupo abriu espaço para o Levada Louca, com a animação total da vocalista Paullinha, que recebeu, como convidado, Toni Sales, do Raghatoni. Além de incendiar o público do Bloco Me Pega com a sua exibição, Paullinha aproveitou para parabenizar a organização do Manaus Folia e disse que a cidade entra, definitivamente, para o roteiro das capitais que realizam carnavais fora de época no país.
O final da festa foi com a banda A Zorra, em um grande arrastão reunindo os foliões dos dois blocos, fazendo o sentido oposto do circuito da pista. O grupo levantou o público, cantando sucessos de sua autoria, como “Solteiro em Salvador”, uma das músicas mais executadas nos dois dias do Manaus Folia. A subida do percurso foi embalada por uma mistura de ritmos proporcionada pela A Zorra, com samba, axé e pop rock, deixando na galera um gosto de “quero mais”.

MANAUS FOLIA 2007
programação completa
confira aqui


Fonte : Manaus Folia - 20 Julho 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br