Arraiá da Comunidade do Pelourinho resgata tradição
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 16

Moradores da comunidade do Centro Histórico realizam com o apoio cultural do Governo da Bahia/Secretaria da Cultura, através do Programa Pelourinho Cultural do Ipac, o “Arraiá da Comunidade do Pelourinho”. Um dos eventos mais esperados no calendário de festas populares da Bahia, o São João no Centro Histórico este ano tem como protagonista da festa a comunidade local.
A festa junina vai acontecer entre os dias 23 e 24 de junho, a partir das 16h, no Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus e nas praças. A programação é variada, e este ano contará com a realização do I Festival de Samba Junino do Pelourinho que deve reunir nos dias da festa cerca de 30 grupos tradicionais de samba duro da cidade e região metropolitana. Os grupos culturais do Centro Histórico também vão participar: Boiada Multicor, teatro de bonecos e mamulengos do mestre Elias, quadrilha junina infantil e os trios nordestinos que vão animar as ruas do Pelô.
A festa foi planejada por uma comissão da comunidade em conjunto com o programa Pelourinho Cultural. A presidenta do bloco cultural A Mulherada acredita que esse São João marcará um novo tempo para os moradores do Centro Histórico e vai mobilizar toda a comunidade. “Este será o melhor São João dos últimos 12 anos”, diz Mônica Kalile. O morador da comunidade há 43 anos, proprietário do primeiro Bar do Reggae no Pelourinho, Sr. Albino Apolinário assevera: “Depois da reforma do Pelourinho, a comunidade nunca teve oportunidade de opinar em nada. É a primeira vez que eu estou na mesa com dirigentes governamentais para discutir um evento no Centro Histórico”.

Festival de Samba Junino
O I Festival de Samba Junino do Pelourinho acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, a partir das 19h. As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de junho, na sede do Pelourinho Cultural. Grupos tradicionais de samba junino já confirmaram presença. Uma novidade na premiação é que os troféus dos vencedores terão o nome de moradores ilustres da comunidade, pessoas que já marcaram a história deste bairro. Para a criançada a programação acontecerá nas ruas e largos, a partir das 16h do dia 23, com brincadeiras típicas do São João: corrida de saco, pau de sebo, quebra pote e apresentação de quadrilha junina.


Fonte : Urânia Munzanzu - 18 Junho 2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br