Salvador sedia maior evento de estudos em cultura do país
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 12

O III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – III Enecult, promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult) da Universidade Federal da Bahia, reúne, na capital baiana, estudiosos da área cultural de inúmeros Estados brasileiros, América Latina e Europa. O Encontro ocorre entre os dias 23 e 25 de maio, no Teatro Vila Velha (Passeio Público) e na Faculdade de Comunicação (Campus de Ondina). Durante os três dias de evento, serão realizadas palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros.
Para as mesas redondas, já estão confirmadas as presenças de pesquisadores como comunicólogo belga Armand Matellart; o ex-diretor da Organização Ibero-americana para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil e antropólogo argentino, Daniel Gonzalez; o sociólogo argentino Daniel Mato; o cientista político chileno Manuel Garretón; a pesquisadora de cultura do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Isaura Botelho; o sociólogo brasileiro Muniz Sodré; a doutora em psicologia cultural portuguesa Natália Ramos; o diretor de cinema e pesquisador em Comunicação e Cultura argentino, Octavio Getino; a socióloga uruguaia Silvia Vetrale, dentre outros.
Além dos teóricos de prestígio internacional, pesquisadores de todo o Brasil marcam presença, através das 170 exposições de trabalhos multidisciplinares focados na área cultural, originados de 15 estados brasileiros e Distrito Federal, selecionados dentre mais de 300 propostas, entre mesas coordenadas e projetos individuais.
Dentro da programação consta ainda o lançamento dos livros Políticas Culturais no Brasil, organizado pelos professores Albino Rubim da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Alexandre Barbalho, da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares, organizado pela professora Gisele Nussbaumer (Ufba); Imagens da Cidade: espaços urbanos na comunicação e cultura contemporâneas, organizado por Angela Prysthon, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007, idealizado pelo músico e produtor cultural Edson Natale e pela advogada Cristiane Olivieri, especializada em consultoria jurídica para área cultural e de entretenimento; Estampas do imaginário, da professora da Ufba Eneida Leal Cunha; O Candomblé da Barroquinha: processo de constituição do primeiro terreiro baiano de keto, do professor Renato da Silveira (Ufba), além do CD-Rom Mais definições em trânsito, organizado pela professora Maria Cândida Almeida (Ufba). O coquetel ocorre no Museu de Arte Sacra, às 21h.
A realização do III Enecult, pelo terceiro ano consecutivo, evidencia a consolidação do maior evento internacional de discussão e apresentação de estudos multidisciplinares centrados em cultura do Brasil. O Encontro tem como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes universitários e profissionais vinculados ao campo cultural.
O encontro é uma realização do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura/Cult, do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/Pós-Cultura e da Universidade Federal da Bahia/Ufba. Maiores informações (71) 3263-6198.


Fonte : Renata Rocha - 21/05/2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br