Dinamização do Centro Antigo de Salvador
Secretaria de Cultura da Bahia - Ano I - Nº 10

Uma articulação entre o Governo Federal, o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador pretende firmar um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para elaboração de um Plano de Ação para o Centro Antigo da Cidade do Salvador. O pontapé inicial desse processo de integração foi dado na semana passada, quando setores das três esferas de poder, coordenados pelo Ministério das Cidades, se reuniram para mapear os projetos em execução ou previstos para a área central de Salvador e, a partir daí, construir um novo paradigma estratégico de ação pública no local.
O esforço conjunto voltado para dinamizar o centro de Salvador não é único, o Ministério das Cidades desenvolve, em diversas regiões do país, o Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. Para o Coordenador do Programa, Renato Balbim, é um esforço para juntar planos setoriais e elaborar, com o apoio do Ministério das Cidades, um plano único que será desenvolvido por um grupo executivo composto por representantes dos vários setores que dará seguimento às diretrizes definidas nesse primeiro encontro.
“Esse momento é importante para abrir a discussão pública sobre o futuro do Centro Antigo de Salvador e desencadear uma nova dinâmica que possa pensar nas diversas funções da área que envolve atividades portuárias, comerciais, turísticas, culturais e habitacionais”, explica Graça Torreão, superintendente de desenvolvimento urbano da Sedur – Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Para ela o Pelourinho não deve ser tratado isoladamente “como um presépio”, mas dentro de um contexto maior que o envolve.


Fonte : 07/05/2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta     

www.carnaxe.com.br