Festa nas ruas para comemorar os 458 anos de Salvador
Cidade Magia em clima de festa

O aniversário de 458 anos de Salvador, nesta quinta-feira (dia 29), será marcado por uma grande manifestação popular, que deverá promover um belo espetáculo no centro da cidade com performances carnavalescas, circenses e teatrais. Este é o espírito do Cortejo Cultura e Cidadania, que vai reunir representantes de 37 entidades, entre ONGs, caravanas culturais de vários bairros, escolas da rede e parceiros da Prefeitura, em uma caminhada com saída do Campo Grande, às 16 horas, com destino à Praça Thomé de Souza. "Queremos promover uma grande confraternização nas ruas de Salvador com todos que promovem a integração social e a valorização da cultura", afirma o professor Paulo Costa Lima, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
A concentração vai começar às 15 horas com organização das entidades que vão realizar o cortejo. Dentre os participantes da caminhada estão confirmadas presenças ilustres, como a dos Mestres Populares da Cultura e organizações reconhecidas na área social, como a Fundação Cidade-Mãe, Projeto Axé, Mais Social e o Liceu de Artes e Ofício. Estão previstas várias performances durante o trajeto, a partir das participações do Circo Picolino, do Malê Debalê, Cortejo Afro, Lira Imperial do Samba, Grupo de Teatro de Rua e de vários grupos de capoeira, além de fanfarras de diferentes bairros da cidade.
À noite a movimentação será em Cajazeiras X, com show do Motumbá, grande revelação do último Verão, às 22 horas, no Campo da Pronaica. Antes, às 20 horas, a cantora Elaine vai abrir a noite, prometendo animar o público. A programação artística da semana para comemorar o aniversário da cidade na verdade já começou ontem e inclui shows abertos ao público, às 18 horas, na Praça Thomé de Souza.
Hoje (dia 27), se apresentará a banda Radiola, que tem uma grande legião de fãs em Salvador; quarta (dia 28) será a vez do Seminário Musical de Matheus Aleluia, que baseia seu espetáculo em elementos da cultura afro-brasileira; e dia 30 de março, grande performance carnavalesca com a Lira Imperial do Samba, chegando à Praça Thomé de Souza com a proposta de retomada das escolas de samba na Bahia.
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) também irá prestar sua homenagem na quarta-feira (dia 28), às 20h30, com um concerto especial para marcar os 458 anos de Salvador. O concerto será na Sala Principal do Teatro Castro Alves, sob a regência do maestro Erick Vasconcelos. Antes da apresentação da Osba, às 19 horas, no Foyer do TCA, serão lançados o livro Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Bahia, de Angelina Garcez, publicado através de parceria da Editora da UFBa e a Fundação Gregório de Mattos; e o CD Voz & Poesia, produto da FGM que reúne José Carlos Capinan, Ildásio Tavares, Myriam Fraga e outros, dentre os principais poetas da Bahia, dizendo seus próprios textos, poemas sobre o tema Salvador. Todos os eventos do TCA são para convidados.
Na quinta-feira (dia 29), às 15 horas, na Biblioteca Municipal Edgard Santos (Ribeira), a FGM realiza o último encontro da série Era uma vez..., atividade educativa de incentivo à leitura voltado para o público infanto-juvenil. Criado para marcar o Ano Municipal da Leitura, o projeto consiste em convidar crianças para ouvir histórias contadas pela escritora e poeta baiana Mabel Veloso. Todas as histórias ganham um clima especial a partir de intervenções musicais da pianista Graça Ferreira.
Já com foco na cidadania, serão realizadas atividades diárias, de segunda a quinta, dentro do projeto de integração museu-escola, levando crianças da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima para a Casa do Benin, um dos equipamentos da FGM. A programação envolve 175 estudantes da pré-escola à 4ª série em uma dinâmica que pretende promover diálogos sobre Salvador, através de atividades que visam contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui


Fonte : Prefeitura de Salvador - 27/03/2007

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta       

www.carnaxe.com.br