Bastidores da Folia

  

Estado e Município discutem o Carnaval 2008

A Prefeitura do Salvador e o governo do Estado deram o pontapé inicial das discussões que irão definir o formato do Carnaval de 2008 e para isso o prefeito João Henrique reuniu-se na tarde de hoje (dia 13), em seu gabinete, com os secretários estaduais Domingos Leonelli (Turismo), Luís Alberto (Promoção da Igualdade), Paulo Meirelles (Cultura), o coordenador do Carnaval do ano passado, Misael Tavares, o presidente da Emtursa, Fernando Ferrero e o chefe de gabinete da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Rego. O encontro contou

QUANDO ?

  março 2007

ONDE ?

  Salvador BA

Portal do Carnaval

volta | contato |
Prefeitura Salvador
informativo 13/03
ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenor Cardoso. Durante o encontro foi definida a formação de um grupo de trabalho que terá a incumbência de traçar as diretrizes do evento. Na oportunidade o prefeito sugeriu que a instalação desse grupo de trabalho fosse efetivada depois das comemorações do aniversário da cidade. Nessas discussões preliminares foram feitas sugestões no sentido de que os festejos momescos tivessem como princípios norteadores a diversificação, sustentabilidade e democratização da renda e que o seu formato levasse principalmente o que a população quer.
Por entender que a cada ano que passa o Carnaval baiano se caracteriza por uma dinâmica cada vez maior e com uma festa infinitamente crescente, o coordenador Misael Tavares chamou a atenção para a necessidade de se fazer um diagnóstico, no qual fossem identificados os erros e os acertos para tirar proveitos destes e evitar a repetição dos erros. Ele explicou ainda a necessidade de inserção das manifestações culturais, ressaltando que o governo do Estado deve estimular os mais variados segmentos culturais e inseri-los na festa.
Reforçando essa tese, Tavares lembrou que o Carnaval de Cajazeiras e de outros bairros teve uma afluência bem maior do que no ano passado, com atrações de peso - citou a presença de Carlinhos Brown e de valores locais. Tal constatação do coordenador do Carnaval foi projetada através de números e para isso ele teve como suporte o número de passagens de coletivos do bairro para os circuitos, que sofreu uma redução considerável em relação ao ano passado.

Atualizar o conselho
O prefeito João Henrique chamou a atenção para uma atualização e dinamização do Conselho do Carnaval, posição ratificada pelo presidente da Câmara Municipal, Valdenor Cardoso, para quem o Conselho precisa projetar o evento para o ano todo. Na sua opinião, os festejos momescos precisam ser muito bons nos circuitos de sua realização para que tenham repercussão durante o ano inteiro. O vereador citou como exemplo a Fábrica do Carnaval, projetada pelo então secretário municipal de Emprego e Renda, Domingos Leonelli, hoje praticamente integrada ao cotidiano da cidade.
Uma outra sugestão do prefeito foi a criação de câmaras setoriais para discussão e apresentação de propostas sobre os mais diversos aspectos pertinentes à maior festa popular do mundo para aperfeiçoá-los. Valdenor Cardoso disse que pretende reunir as câmaras das 10 cidades que integram a região metropolitana para que haja cooperação no Carnaval entre esses municípios.
A questão em torno do tipo de gestão que deve ser aplicada ao Carnaval não obteve consenso, mas o secretário Domingos Leonelli sugeriu uma gestão compartilhada ou a criação de um grupo intergovernamental -União, Estado e Município - para a formalização de câmaras temáticas para fazer levantamento das principais questões. Caberia a essas câmaras, após o levantamento, realizar um seminário para uma discussão mais ampla. Todas as discussões e sugestões serão levadas ao conhecimento do governador Jaques Wagner.

www.carnaxe.com.br