de Castro Alves, emocionou a todos que assistiram à sua apresentação. Na oportunidade, o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, falou um pouco da biografia do poeta e da história do Solar Boa Vista. Segundo ele, o objetivo é fazer da residência de Castro Alves um museu, onde os visitantes conhecerão a sua vida e obra.
O evento contou com a participação dos alunos da Escola Maria Quitéria, que também declamaram poesias nas escadarias da SMEC. Houve também a participação dos estudantes da Escola Carlos Murion, que fizeram uma apresentação musical. Fizeram parte do evento, o grupo mirim de percussão Okan Bí e a fanfarra da Escola Municipal de Fazenda Coutos.
Ano Municipal da Leitura
Além das comemorações dos 160 anos de nascimento de Castro Alves, foi lançado na Câmara Municipal de Salvador o Comitê Gestor do Ano Municipal da Leitura, que tem como objetivo fiscalizar, propor e executar ações que fomentem a leitura, participar da elaboração do Plano Municipal de Incentivo à Leitura. A Lei 7.097/ 2006, criada pela vereadora Olívia Santana, tem como finalidade estimular a consciência coletiva da cidade sobre a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual da população.
Para o secretário Ney Campello, é importante capacitar os professores da rede municipal de ensino para que eles incentivem os seus alunos a se interessarem pela leitura e sintam o prazer de ler. O comitê será composto pelo secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello (presidente); o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Lima (secretário Executivo), representantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), das Coordenações Regionais de Educação, do Ministério Público; setor de comunicação, dos pais e alunos, Associação Baiana de Imprensa, da sociedade civil, da Academia de Letras, Comissão de Educação do Poder Legislativo, das secretarias municipal e estadual de Educação, Conselho Municipal de Educação e das universidades.
|