Bastidores da Folia

      

Evento Marca 160 anos do Poeta dos Escravos

O autor baiano foi imortalizado em obras como “Espumas Flutuantes” e “Navio Negreiro” O Parque Histórico Castro Alves celebra o dia Nacional da Poesia com uma programação extensa no dia 14 de março, data de nascimento do poeta baiano. O evento começa às 5h da manhã com uma alvorada em Cabaceiras do Paragaçu, berço natal do escritor, e segue até o final do dia com um leque de atividades especiais. Grupos de teatro, recitais, feira de cultura, entre outras expressões compõem a agenda do festejo. Na oportunidade será apresentado o projeto Sopa de Letras, uma ação

QUANDO ?

  14 de março 2007

ONDE ?

  Salvador BA

Portal do Carnaval

volta | contato |

Fonte : Fundação Cultura
educativa que visa difundir o hábito da leitura, além de estimular a reflexão e facilitar o entendimento das crianças sobre o universo literário. Será lançado, também, o livro “Castro Alves: um parque para o poeta”, de Edvaldo Boaventura. A publicação relata a tajetória do Parque Histórico ao longo dos 36 anos de existência do museu. Um recital em homenagem a Castro Alves trará diversos poemas do escritor baiano. Essa atividade será apresentada por jovens e crianças da comunidade de Cabaceiras do Paraguaçu e integrantes do grupo de teatro do museu, Cecéu, criado em 1996 com o objetivo de divulgar a vida e a obra do poeta dos escravos.
“Castro Alves: o nosso poeta”, peça interpretada pela companhia Cecéu, será apresentada para grupos infantis com o intuito de mostrar quem foi o escritor baiano que hoje é referência na literatura de língua portuguesa. “Nós trabalhamos para manter o nome de Castro Alves vivo”, diz Hélder Mello, diretor do Parque Histórico.
O evento contará ainda com a apresentação do grupo cultural Lindroamor, da cidade de São Francisco do Conde. O conjunto tem fama de contagiar pela alegria de seus integrantes e pela vibrante musicalidade que traz. Um do seus objetivos é manter a antiga tradição do “peditório”, que angaria fundos para realizar um caruru em homenagem aos santos gêmeos Cosme e Damião.
Uma feira de cultura será montada na área verde do Parque Histórico Castro Alves e contará com a participação de artesãos, cordelistas, quituteiros da culinária típica, artistas e entidades educativas e culturais de Cabaceiras do Paraguaçu. Essa feira contará, ainda, com apresentações de recitais poéticos, exibição de grupos de dança e de capoeira, música e participação do terno de reis de Tupiaçu, localidade próxima a terra do poeta do escravos.
A festa que comemora ao dia do nacimento do poeta Antônio Frederico de Castro Alves surgiu com a criação do museu, em março de 1971. Uma “romaria cívica” promovida por um grupo entitulado Histarte – História, Tradição e Arte – fazia manifestações em homenagem ao mais popular dos poetas do romantismo brasileiros e, aos poucos, se transformou no tradicional festejo ao filho ilustre de Cabaceiras do Paraguaçu.
A programação atual é rica em apresentações e está aberta ao público de todas as cidades. Mesmo durante do ano, oficinas e projetos são mantidos para que os moradores de Cabaceiras e da região tenham acesso a rica literatura de Castro Alves. “O Parque Histórico desenvolve uma série de ações culturais e educativas, como cursos e oficinas, sempre acreditando no cidadão como agente multiplicador e na informação como elemento propulsor da transformação”, garante o diretor museu. “Essas atividades são produzidas para perpetuação da memória do poeta”, completa.
O Parque Histórico Castro Alves foi inaugurado em 08 de março de 1971, como parte das comemorações do 1º centenário de morte do poeta. Em uma antiga fazenda, foi contruída uma réplica da casa onde nasceu o escritor. Com o auxílio de antigas fotografias, detalhes do sobrado foram recompostos para que o museu pudesse oportunizar uma viagem no tempo aos visitantes, porque aquele cenário é referência sobre a vida e a produção das obras do poeta. O acervo do museu é composto por 443 peças, entre fotografias, manuscritos, livros, indumentárias e utensílios domésticos, que perteceram a família de Castro Alves ou ao próprio poeta.

Programação
05h00 Alvorada

08h00 Missa Campal no auditório Pedro Calmon, Parque Histórico Castro Alves

09h00 Lançamento do Projeto “Sopa de Letras”

10h00 Lançamento do livro “Castro Alves: um parque para o poeta”

10h30 Recital em homenagem ao poeta

11h30 Apresentação do espetáculo “Castro Alves: o nosso poeta”

12h30 Lançamento e entrega do kit livro através da Fundação Pedro Calmon

13h00 Apresentação do Grupo Cultural Lindroamar, de São Francisco do Conde

14h00 Abertura da Feira de Cultura

15h00 Apresentação do grupo de teatro Tabuleiro da Pintoba, de Cabaceiras do Paraguaçu

www.carnaxe.com.br