carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome




Olodum ministra seminário sobre rebelião
cultura racial
Seminário Rebeliões da população escrava e da plebe livre no Brasil

A Escola Olodum, patrocinada pela Petrobras, realiza em Salvador, nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2009, o Seminário Rebeliões da população escrava e da plebe livre no Brasil - aplicações da lei 10.639/03.
O Seminário ocorrerá no Auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal, Rua do Açouguinho s/n Pelourinho - Salvador, das 14 às 18 horas e é voltado para profissionais da área da educação formal e não-formal, diretores e coordenadores da rede estadual e municipal de ensino, de escolas particulares e do movimento negro organizado.
O seminário tem a finalidade de fortalecer o debate nacional acerca das discussões voltadas para a implementação da Lei 10.639/03, buscando orientar profissionais de educação a trabalharem as rebeliões escravas e da plebe livre em sala de aula, esclarecendo suas dúvidas sobre como aplicar a inclusão do tema dentro do cotidiano escolar.
O seminário visa também celebrar os 211 anos da Revolta dos Búzios, mostrando como essa e outras rebeliões, como Cabanagem, Balaiada, Lanceiros Negros, Levante dos Malês e a Revolta da Chibata contribuíram para o fortalecimento da cidadania no nosso país.
A verdadeira história da comunidade negra na construção do nosso país precisa ser contada e a Escola Olodum participa desse processo. Mande o seu nome completo e de sua instituição para o nosso e-mail e venha participar conosco dessa importante discussão.

BASTIDORES DA FOLIA

- Celebração à Revolta dos Búzios
- Olodum ministra palestra sobre Revolta dos Búzios
- Olodum promove a Festa Revolta dos Búzios
- Criança Esperança ajuda jovens da Escola Olodum
- Terça da Benção do Olodum anima o Pelourinho
- Lançamento dos Ensaios do Olodum no Pelô


Fonte : CarnAxE in Olodum - 03 Agosto 2009

www.carnaxe.com.br