carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Novas bandas premiadas no Pelourinho
pelourinho cultural
As bandas Círculo e Diamba são as atrações convidadas da grande final. Novas bandas de pop, axé e rock da Bahia disputam o prêmio.

O Pelourinho receberá no próximo dia 06 de dezembro, no Largo Pedro Archanjo, a partir das 16h, a grande final do Desafio de Bandas, que vai premiar os grupos que vêm se destacando na cena musical baiana. A finalíssima contará com a participação de duas das mais consagradas bandas do Estado, O Círculo e Diamba. A final do desafio é apoiada pelo Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado. Dimitri Alcântara, produtor do projeto, conta que a ideia surgiu de outra iniciativa. “No passado existia um projeto parecido que contemplava outras artes, como as artes plástica, cinema e teatro, mas que acabou não sendo realizado”, conta. “Resolvemos fazer um outro projeto dirigido ao mesmo público, mas focado apenas na música e nas novas bandas”, revela.
As eliminatórias aconteceram nas últimas semanas, sempre aos domingos, no Boomerangue, no Rio Vermelho, onde concorreram apenas grupos baianos. A final contará com sete bandas, sendo que seis já estão garantidas, como Suéter, de Ilhéus, projeto solo do músico e vocalista André Tavares que busca uma sonoridade através de um clima pop suave. As outras cinco são da capital baiana – Velotroz, que mistura elementos do indie e do rock clássico, Maglore, que se caracteriza pela sinestesia musical entre cores e som, mesclando o folk e o rock britânico com letras nostálgicas. Também já confirmaram presença na decisão o pop hardcore da banda Hardcall, Chá de Abu, que é inspirada na musicalidade indie da banda carioca Los Hermanos e a mistura bem brasileira de rock, funk e samba do Autoreverso. Neste domingo acontece a última eliminatória no Boomerangue, que vai classificar a última finalista. Concorrem Fracassados do Underground, Zé de Saia, Mazal Tov e Weise.
O grupo vencedor do desafio terá a oportunidade de gravar cinco músicas em estúdio profissional com produtor especializado em pop-rock e ainda participar do evento de verão da Coca-Cola, enquanto que o segundo e o terceiro colocado ganharão instrumentos musicais. Para Dimitri Alcântara, a proposta é mostrar ao público bandas de Salvador que já estão tocando nos bares e casas de show da cidade. “A intenção é renovar a cena baiana, através de um evento nos moldes dos grandes festivais nacionais, com uma grande divulgação e uma equipe técnica bem profissional”, conta.

Quando: 06 de dezembro 2009, 16h
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
Quanto: R$10 e 1Kg de alimento

COMENTÁRIOS DA FOLIA
confira aqui


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br