carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Lançamento primeiro CD da Orkestra Rumpilezz
pelourinho cultural
Participações especiais de Gerônimo e Fabiana Cozza

Com um extenso histórico de apresentações nos Largos e Praças do Pelô, a Orkestra Rumpilezz não poderia ter escolhido melhor lugar para realizar o lançamento do seu primeiro CD. O grupo, em parceria com o Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, promoveu ontem (03), no Largo do Pelourinho, uma bela festa de lançamento com as participações mais que especiais de Fabiana Cozza e Gerônimo.
O show de abertura da noite foi realizado pela cantora paulista Fabiana Cozza. Com 12 anos de carreira e dois CDs, Fabiana apresentou canções do seu segundo álbum, chamado Quando o Céu Clarear. “Eu sempre fico muito feliz de trazer meu trabalho a Salvador”, afirmou. Durante o show, a cantora investiu em ritmos afro-brasileiros e contou com a participação do cantor Aloísio Menezes, do Afro Batá. “Cantar no Pelourinho, um lugar tão sagrado para mim, é uma vitória. Ainda mais por estar rodeada de amigos como Aloísio e Gerônimo. Eu me sinto em casa”, sorriu Fabiana.
Após a bela apresentação da paulistana, foi a vez dos donos da festa darem o ar da graça. A Orkestra Rumpilezz, mais esperada atração da noite, realizou um cortejo do casarão do IPAC, sede do Programa Pelourinho Cultural, onde havia um camarote montado para recebê-los, até o palco localizado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho. O público vibrou com a passagem dos músicos que tocavam flautas, trompas, trompetes e instrumentos percussivos.
Liderada pelo maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leite, a Orkestra é formada basicamente por percussão e sopros. Com um formato inspirado nas Big Bands norte-americanas, a Rumpilezz busca inovar na disposição dos músicos em palco: ao centro ficam os instrumentos percussivos e ao fundo, em forma de ferradura, se encontram os sopros. Letieres Leite justifica a inversão afirmando que no grupo a percussão tem um lugar de destaque. “Eu imaginei uma orquestra que a valorizasse como ela merece”, afirma o maestro.
A Orkestra Rumpilezz tem sua sonoridade inspirada na cultura rítmica de Salvador, com influências dos toques do candomblé e de agremiações musicais como Olodum e Ilê Aiyê. O grupo busca referências também nos Sambas do Recôncavo Baiano e tem fortes influências jazzísticas em suas composições.
O CD Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz, uma parceria entre as gravadoras Biscoito Fino e Caco Discos, teve seu primeiro lançamento realizado em São Paulo. Mas não poderia faltar o show de apresentação do álbum no Pelourinho. “Para nós, esse lançamento no Pelourinho tem vários significados. O maior deles é apresentar o disco no celeiro da percussão e berço do samba-reggae, de onde saíram grandes mestres como Neguinho do Samba, Mestre Jackson e Mestre Prego”, afirma Letieres.
Apelidada de “Joia Rara da Bahia”, a Orkestra vem se destacando no cenário nacional e internacional. Grandes nomes da música brasileira como Max de Castro e Ed Motta já saudaram a Rumpilezz como uma das melhores músicas do país atualmente. A Diretora do Programa Pelourinho Cultural, Ivanna Soutto, que sempre acreditou no potencial do grupo, afirma que esse é um caminho natural da banda. “O caminho que a Rumpilezz vem tomando é muito natural. Nós fomos apenas uma boa porta para um som que já estava pronto. Eles são o que há de melhor na música contemporânea brasileira e estão aptos a representar o país em qualquer lugar do mundo”, comenta Ivanna.
Para finalizar a agradável noite no Pelô, subiu ao palco o cantor e compositor Gerônimo, acompanhado da banda Mont Serrat. O público pôde curtir sons de extrema qualidade durante toda a festa. Ainda pelos largos e praças do Pelourinho rolaram o arrasta-pé do projeto Pelô Pé de Serra, liderado pelo grupo A Volante do Sargento Bezerra, a MPB da cantora Will Carvalho, e o aclamado ensaio do grupo Afrodisíaco, do cantor Jau.


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural
04 de Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br