Fruto de um encontro especial de três talentos femininos em um momento interessante do mercado independente de música na Bahia, o grupo Três na Folia, formado por Sandra Simões, Cláudia Cunha e Manuela Rodrigues, levará sua MPB ao Pelourinho. O show, que conta com o apoio do Programa Pelourinho Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, acontecerá no dia 17 de dezembro às 21h, no Largo Pedro Archanjo.
Nascido com o intuito de realizar um resgate de aspectos diversos dos antigos carnavais e levar o trabalho autoral das três artistas para as ruas, o grupo existe desde o carnaval de 2009, paralelamente ao trabalho solo das cantoras. Manuela Rodrigues conta que sempre houve a vontade de trabalharem juntas. “Fazemos até hoje participações umas no show das outras”, diz. Para elas, o trabalho deu tão certo, porque há sintonia no grupo. “Nós três temos nossas carreiras separadas, mas funcionamos bem também juntas, pois somos amigas e, musicalmente, olhamos para a mesma direção”, afirma Manuela.
A cantora Cláudia Cunha teve o seu CD Responde à Roda gravado pelo prêmio Braskem de Cultura e Arte, do qual foi vencedora em 2007, e relançado recentemente pela gravadora Biscoito Fino. Ela acredita que as três artistas, apesar de exercerem estilos próximos, mas um pouco diferentes entre si, têm a MPB como referência. Cláudia diz praticar uma MPB mais clássica, tendo como fonte ícones como Chico Buarque, Edu Lobo e Tom Jobim. Já Sandra Simões pende mais para o lado do samba, tendo apresentado seu show Comigo Ninguém Pode em diversos bares e casa de shows da cidade durante o ano de 2009. Ela, que está atualmente gravando o seu primeiro CD, pretende lançar o álbum no segundo semestre de 2010.
Manuela Rodrigues também teve o seu primeiro trabalho, Rotas, gravado pelo Prêmio Braskem de Cultura e Arte que recebeu em 2003. Atualmente está finalizando seu segundo CD, ainda sem título, que pretende lançar até abril de 2010. O ritmo da cantora já é um pouco mais contemporâneo e elétrico do que o das companheiras, mas a fonte também é a Música Popular Brasileira.
Juntas, as três cantoras e compositoras prepararam um show que mescla antigas marchinhas de carnaval e frevo, com canções autorais e de jovens compositores baianos. Durante a noite, será ainda realizada uma homenagem aos 100 anos de Carmem Miranda.
|