Após 25 dias da homologação do grupo vencedor da licitação que ficará responsável pela comercialização das cotas de patrocínio do Carnaval 2010, no qual saiu vitorioso o consórcio OCP e Mago Comunicação, um total de R$ 9,3 milhões já foi adquirido pelo Banco Itaú, Nova Schin e Petrobras. As empresas compraram três das quatro principais cotas Sênior de patrocínio, no valor de R$ 3,1 milhões cada. As primeiras cotas comercializadas já superaram toda a arrecadação com patrocínio obtida pela Prefeitura de Salvador em 2009, que totalizou o montante de R$ 7,5 milhões. A expectativa do consórcio é captar R$ 15 milhões com a comercialização de um total de 24 cotas, cujos preços variam entre R$ 80 mil e R$ 3,1 milhões.
O anúncio oficial, feito nesta segunda-feira (14) à noite no Espaço Unibanco de Cinema, na Praça Castro Alves, foi comemorado pelo prefeito João Henrique, que participou da solenidade de apresentação dos maiores patrocinadores do Carnaval do próximo ano à imprensa e ao trade turístico. "A festa tem um custo de infraestrutura para a Prefeitura e envolve desde a organização, como a manutenção, fiscalização, segurança e defesa civil", ressaltou o prefeito. O modelo de captação de recursos, adotado pela Prefeitura nos últimos anos, tem dado certo, avalia o prefeito. "O empresariado foi se profissionalizando e vendo a necessidade de contribuir mais com a festa".
Anunciados pelos representantes do Consórcio OCP/Mago, Antonio Barreto Júnior e Alexandre Sangalo, respectivamente, os primeiros patrocinadores do Carnaval de Salvador, assim como as demais empresas que patrocinarem o Carnaval, terão direito a merchandising nos 25 quilômetros dos três circuitos da folia e nas principais vias da cidade, assim como nos seis bairros populares onde a Prefeitura do Salvador promove a festa.
Além do anúncio dos patrocinadores, o prefeito João Henrique, o vice-prefeito Edvaldo Brito, que coordena o grupo municipal que organiza a festa de 2010, e o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, divulgaram algumas das novidades que estão sendo preparadas para a maior festa de rua do planeta. Em 2010, João Henrique anunciou que, em homenagem aos 60 anos do trio elétrico, tema do próximo Carnaval, será criado o Corredor da História, um espaço alternativo que será montado na Praça Castro Alves para contar a história do trio elétrico.
Outra novidade do próximo Carnaval, anunciada por João Henrique, é a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo em cima da Fobica, o nome dado ao calhambeque com dois alto-falantes criado pelo radiotécnico Adolfo Nascimento e pelo mecânico Osmar Macedo, no Carnaval de 1950, que deu origem ao atual trio elétrico e imortalizou a dupla Dodô e Osmar.
Antonio Barreto, da OCP, afirmou que os números obtidos até agora não ocorreram à toa. "A engenharia e a estratégia de comercialização que o consórcio conseguiu operacionalizar resultou nesta captação". Para o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, a meta de arrecadação para o próximo Carnaval é ousada, mas a Prefeitura vem se esforçando, segundo ele, para garantir a auto-sustentabilidade. Em média, informou, a Prefeitura de Salvador investe R$ 30 milhões na festa, e mobiliza 12 mil pessoas na operação do Carnaval.
Os primeiros patrocinadores do Carnaval 2010 de Salvador não são novatos no assunto. O Banco Itaú participa há dois anos consecutivos do evento como patrocinador máster. Já a Nova Schin, presente na festa desde o ano 2000, ingressa no décimo ano consecutivo, e já garantiu o patrocínio oficial para o Carnaval de 2011. A Petrobras, alinhada com a questão ambiental e com a Conferência do Clima que vem sendo realizada em Copenhague, introduz, no próximo Carnaval, o Biodiesel B-20 - mistura de 20% de biodiesel no diesel comum - combustível que abastecerá os trios elétricos da cidade. A troca reduzirá a emissão de gás carbônico na atmosfera em mais de 10 toneladas.
|