carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Mudanças na Cartilha do Carnaval
bastidores da folia
Exigência de GPS é uma das novidades na hora da liberação de trios elétricos e carros de apoio

A cartilha do Carnaval, contendo toda a normatização para blocos e entidades, está praticamente pronta. As exigências de alguns órgãos, como Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, entre outros, permanecem as mesmas, mas existem algumas alterações. O caminhão de trio ou carro de apoio deve ter, no máximo, 14 anos de fabricação, e o sistema de comunicação entre a cabine e o palco será luminoso. Ou seja, o responsável do bloco e o motorista do caminhão se comunicam através de luzes, que pelas cores indicam a ação a ser executada, como seguir ou parar o veículo.
O Departamento de Polícia Técnica da Secretaria de Segurança Pública mantém a exigência das cuícas duplas para dar mais segurança nos freios de trios e carros de apoio. Cada trio terá um aparelho de GPS, através do qual será possível identificar a sua localização exata no circuito da folia, o que é determinante para ações de segurança e também para que o folião saiba, através da internet, onde está o seu bloco naquele momento.
Alguns órgãos, como Sucom e Sesp, estão finalizando as suas informações para a cartilha, como, por exemplo, os valores a serem cobrados de taxas de licenciamento. A gerente de Carnaval da Saltur, Merina Aragão, destaca a importância de a cartilha ser seguida nos mínimos detalhes, pois só assim a vistoria dos carros será aprovada e o bloco poderá sair no Carnaval. “Isso é algo muito importante, que deve ter toda a atenção dos blocos, pois ao lado da animação e da qualidade, uma festa com segurança máxima é o ideal”, conclui Merina.

BASTIDORES DA FOLIA
NOV - Reunião define diretrizes para o Carnaval
OUT - Órgãos planejam estrutura do carnaval
OUT - Carnaval 2010 terá estrutura operacional
OUT - Avanços na proposta do Estatuto das Festas
OUT - Elaboração Estatuto de Festas Populares
SET - Encontro trata da estrutura do Carnaval
AGO - Estudos inviabilizam mudança do Carnaval


Fonte : CarnAxE in Secom/Saltur
14 de Dezembro 2009

www.carnaxe.com.br