Festejos 2 de Julho
bastidores da folia
Semana Cultural do Benin

O clima de festa cívica já começou a tomar conta da cidade, no trecho entre a Lapinha e o Terreiro de Jesus, com preparativos para o cortejo em homenagem aos heróis da Independência da Bahia. No Pavilhão Dois de Julho, situado no Largo da Lapinha, vários funcionários da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) fazem o retoque do imóvel que abriga os carros que conduzem o Caboclo e a Cabocla, dois dos maiores símbolos da emancipação baiana. O evento contará este ano com a participação de representantes do Benin, país africano cujo legado cultural está representado na música, culinária, comportamento e demais expressões identitárias baianas e brasileiras. O desfile da delegação beninense dá início às atividades da Semana Cultural do Benin, que será realizada em Salvador entre os dias 3 e 10 de julho.
Ainda na Lapinha, o ponto de partida do cortejo está tomado de bandeirolas das festas juninas que emprestam um colorido todo especial, juntamente com os postes que serão enfeitados com folhas de palmeiras. O busto do general Labatut, em Pirajá, receberá um tratamento especial, de limpeza e ornamentação com guirlandas de fícus.

Pontos mágicos
Depois de votação pela internet, que envolveu a participação de 36 mil internautas, os sete Pontos Mágicos de Salvador eleitos serão apresentados oficialmente nesta quarta-feira (1º) no 4º Salão Brasileiro de Turismo de São Paulo. O projeto foi uma iniciativa do Cluster de Turismo e Entretenimento da Bahia, que contou com o apoio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), em conjunto com o Sebrae, Secretaria Estadual de Turismo, Bahiatursa, Conselho Baiano de Turismo e Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos. O anúncio será feito às 16h em entrevista coletiva na sala de imprensa do Ministério do Turismo, onde serão sorteadas duas passagens com hospedagem e city tour para Salvador.

Equipamentos culturais
A cidade de Salvador oferece uma série de equipamentos que garantem a preservação e divulgação do patrimônio artístico e cultural da Bahia. Entre os destaques estão o Museu da Cidade, a Casa do Benin, o Arquivo Histórico Municipal e o Espaço Cultural da Barroquinha, aberto recentemente ao público. Todos os equipamentos são administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Atualmente, o órgão investe em novos projetos que têm o objetivo de dinamizar ainda mais estes espaços.


Fonte : Prefeitura Municipal Salvador - 25 Jul 2009

www.carnaxe.com.br