carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Conselho aprova mudança para o Carnaval 2010
alteração de percursso
Conselho Municipal do Carnaval

Fernando Boulhosa presidiu a reunião do Conselho Municipal do Carnaval que aprovou por unanimidade em sua reunião de terça-feira (16) a mudança na estrutura do Carnaval no circuito Osmar (Campo Grande-Avenida), transferindo o fim do desfile dos blocos para a Praça Castro Alves.
O argumento apresentado pelo conselheiro Reginaldo Santos, autor do projeto aprovado é que a mudança vai acabar com o engarrafamento que trava do circuito central e que acontece todos os dias da folia.
De acordo com o Conselho do Carnaval, os blocos iniciarão o percurso do Hotel da Bahia, passando pelo Campo Grande em direção à Avenida Sete de Setembro. Após descer a Ladeira de São Bento acontecerá a apoteose do desfile na Praça Castro Alves. Para a Saltur – Empresa Salvador Turismo, responsável pela organização e operação do Carnaval, a decisão será agora motivo de estudos para definição de que maneira ela será melhor efetivada.
Claudio Tinoco, diz que a Saltur vê como legítima a decisão unânime no âmbito do Conselho que tem prerrogativa para isso. Para ele, desde a realização do Carnaval deste ano “nós identificamos a necessidade de uma mudança no circuito Osmar”. Agora, “a partir dessa decisão a Prefeitura Municipal terá a grande missão de analisar as suas conseqüências”, disse. Ele assegurou ainda que a Saltur coordenará todas as análises técnicas, que serão feitas por representante da Prefeitura e também da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica, Codesal, Polícia Civil e até pelo IPHAN – Instituto
“O desfile na Castro Alves pode fortalecer a praça do povo como o grande palco da folia, trazendo para esse importante ponto a atenção não apenas dos foliões em geral como da mídia”, diz Tinoco. Os blocos, afoxés e outras entidades carnavalescas terão na Castro Alves um local para apresentações especiais. Na praça do poeta, que já foi o grande centro nervoso do Carnaval de Salvador com o tradicional encontro de trios elétricos, será permitida às emissoras de rádio e TV a montagem de mais uma estrutura para transmissão da apoteose do desfile no Circuito Osmar.

BASTIDORES DA FOLIA
- Mudanças do Circuito do Carnaval 2010


Fonte : Ascom/Saltur - Junho 2009

www.carnaxe.com.br