Festival de Artes Negras homenageia Salvador
Cultura da Bahia
O lançamento da terceira edição mostrou sua importância

Lançamento no Brasil do III Festival Mundial de Artes Negras antecipa o sucesso que será o evento em Dacar, no mês de dezembro homenageando salvador.
Com a presença do presidente Lula e do presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, o evento mais esperado pelos baianos neste ano superou todas as expectativas. Realizado no Dia da África e na cidade mais negra do Brasil, o lançamento do III Festival Mundial de Artes Negras mostrou sua importância ao levar ao palco do Teatro Castro Alves grandes nomes da música e do balé. O congraçamento de músicos como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, os senegaleses Lês Frères Guissé e Mawa Kouyate, os grupos Ilê Ayiê, Filhos de Gandhi, Gêge Nagô, Balé Folclórico da Bahia e Balé do Senegal deu o tom do que o público pode esperar para dezembro, no Senegal.
Grandes emoções marcaram o espetáculo. Um deles foi quando Gilberto Gil abre o show musical cantando "La lune de Gorée", um lamento inspirado na história da Ilha de Gorée, de onde os africanos partiam rumo à escravidão para nunca mais voltar. Existe na ilha um monumento chamado Porta do Nunca Mais. Outro momento que comoveu a todos foi quando o mesmo Gilberto Gil, ao encerrar o espetáculo, entoou o hino do Fesman e o presidente do Senegal levanta-se da sua cadeira e fica frente ao cantor, numa reverência àquele momento ímpar na história da relação dos dois países. Um reencontro do povo negro do Senegal com seus irmãos na diáspora de Salvador.
Lançado propositalmente no Dia da Libertação da África, 25 de maio, o evento no Brasil "não poderia ser em outra cidade que não Salvador", conforme o presidente Lula, "por ser a capital mais negra do Brasil e porque poucas são as ocasiões tão ricas de simbolismo como esta que vivemos hoje". "É com este espírito, portanto, que celebramos hoje o início de um capítulo especial nas relações entre Brasil e África. E ele se dá justamente naquilo que existe de mais intenso na ligação de nosso país com o continente-mãe: a arte e a cultura", disse Lula.

BASTIDORES DO EVENTO
MAI - Salvador sedia lançamento do III Fesman no Brasil
MAI - Encontro de artistas e ativistas do Fesnam


Fonte : CarnAxE in Olodum - 01 de junho 2009

www.carnaxe.com.br