Olodum lança Copa do Mundo 2010
projeto cultural
África do Sul Olodum Futebol & Paixão

O Olodum acredita no “O chamado da África” que faz parte de um o projeto, também muito importante o “Ganhe na África com a África”, que foi iniciado por Mbeki e Blatter a fim de deixar um bom “Legado Africano” com a passagem da Copa do Mundo da FIFA 2010 .
Dentre seus objetivos principais estão: garantir que o continente como um todo se beneficiará do impacto positivo do maior evento esportivo do mundo; projetar mensagens positivas sobre a África; promover o desenvolvimento do futebol africano; aproveitar o potencial do jogo bonito para lidar com questões sociais, de saúde e comunitárias, e reforçar a paz e o desenvolvimento das nações na região.
O projeto também se concentrará em deixar uma grande herança para o futebol africano, com novos campos artificiais, maior apoio às ligas nacionais, treinamento de executivos de futebol e promoção do desenvolvimento da medicina no esporte em território africano, entre outras iniciativas.

“Ganhe na África com a África” é um dos programas principais da aliança “Futebol por um Mundo Melhor”, que foi aprovada recentemente no 56º Congresso da FIFA, em Munique. Essa aliança permitirá a implementação de um dos objetivos principais da maior organização mundial de futebol, ou seja, esforçar-se para construir um futuro melhor por meio do futebol, especialmente na África, mas também em todo o mundo.
O Olodum também acredita no chamado da África e compreende que a Copa e o futebol, em geral, devido à popularidade do esporte, também desempenham um importante papel em questões como a unidade e a reconciliação nacionais, o desenvolvimento social e econômico, a promoção da paz e o estímulo para uma cooperação mutuamente benéfica entre as nações e esta certa ao declarar que o acontecimento mudará as percepções do mundo sobre o continente africano e proporcionará às pessoas maravilhosas oportunidades e a consciência do fato de que o flagelo do racismo continuar presente no mundo, a Fifa lançou campanha Diga Não ao Racismo durante a Copa 2006, precisamente no Estádio Olímpico de Berlim.

A Copa de 2010 na África do Sul, a ser realizada em um continente que conhece muito bem o verdadeiro significado do racismo, permitirá um avanço na luta contra o racismo no mundo, bandeira que o Bloco Afro Olodum defende desde a sua fundação, em 1979, há 30 anos.
Por este motivo no carnaval de 2010 do Bloco Olodum fará uma festa da paixão pelo futebol que nós brasileiros temos, e a celebração como a maior diáspora africana da primeira Copa de Futebol no território da pátria mãe de milhões de brasileiros.

Escolhemos o dia da África de 2009, o 25 de maio de 2009 para dar início a uma grande jornada em torno da Copa do Mundo 2010. Assim durante os meses de junho de 2009 a julho de 2010, vamos divulgar a nova África do Sul, a Copa do mundo e a paixão e o universo do Futebol.E vamos estar juntos com a Torcida Brasil Olodum, no Pelourinho e na África do Sul, a maior torcida organizada da seleção brasileira e que desde 1990 vem dando sorte a seleção Brasileira e torcendo pelos países africanos.

RESGATE DA FOLIA

2009 - Bloco Olodum organiza torcida de futebol
2009 - Festa no Pelô para anúncio subsede Copa 2014
2006 - Olodum anima a torcida no Pelô
2006 - Tonho Matéria lança música da Copa
2006 - Olodum grava álbum Hexa Brasil, Copa
1990 - Organiza torcida para Copa


Fonte : CarnAxE in Olodum - 26 maio 2009

www.carnaxe.com.br