carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe





Tambores e violino em parceria inusitada com Olodum Mirim
bastidores da folia
A música afro-brasileira marcou o encerramento do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Tambores e violino apresentam parceria inusitada em show do Olodum Mirim - A música afro-brasileira marcou o encerramento do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, nesta sexta-feira, 27 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O grupo Olodum Mirim, da Bahia, e alunos da ong Sons da Cidadania, do Distrito Federal, agitaram o público ao som de muitos tambores, após cinco dias de conferências e debates.
A participação do violinista norte americano Ted Falcon foi uma das surpresas preparadas para este dia. A combinação de percussão e violino serviu de arranjo para grandes sucessos brasileiros como Asa Branca e Aquarela do Brasil.
Ao todo, 36 músicos - entre crianças, jovens e adultos - tomaram conta do palco, que ficou pequeno diante de tanto entusiasmo. São todos alunos de escolas públicas que vivem em condições de vulnerabilidade social, mas que, pela música, agora compartilham um objetivo único: fortalecer as raízes afrodescendentes no Brasil. Unidos pelo amor às origens africanas, os grupos entoaram o Hino Nacional da África do Sul.
O vocalista do Olodum Mirim, Rodrigo de Deus, de 18 anos e há cinco no grupo, conta que preferiu a cultura afro ao futebol e que hoje tem uma perspectiva de vida totalmente diferente. “Acredito no meu futuro com a música. A partir deste talento que desenvolvi, quero mostrar para o Brasil que a cultura africana também faz parte do povo brasileiro”, orgulha-se.


Fonte : Olodum in Texto Lena Marinho - 30 novembro 2009

www.carnaxe.com.br