carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Encontro de blueseiros agita o Pelourinho
pelourinho cultural
Acontece no Centro Histórico de Salvador um dos maiores encontros da cultura blueseira do país com os principais músicos do gênero

As batidas dos blocos afros vão dar espaço para o som eletrizante e expressivo do blues na democrática programação musical do Pelourinho. Trata-se do Encontro de Blueseiros, que acontecerá no dia 18 de novembro, no Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h. O show é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O evento reunirá os grandes nomes do blues baiano, a exemplo dos guitarristas Ícaro Brito, Hélio Rocha e Álvaro Assmar, da cantora Rosi Marback e de Pablício, líder da banda Clube de Patifes, de Feira de Santana, interior da Bahia. Uma das atrações mais esperadas é o guitarrista norte-americano radicado na Bahia, Lon Bové, que possui nove indicações ao Grammy pelo seu disco M.O.T.H. Conhecido por sua habilidade com as guitarras acústica e elétrica, Bové já se apresentou ao lado de ícones do blues como James Brown, Ray Charles, Michael McDonald e Bo Diddley.
A banda anfitriã do encontro será a Água Suja, formada pelo baixista, diretor e idealizador do projeto, Jerry Marlon, pelo guitarrista Oyama Bittencourt, pelo gaitista Luiz Rocha, pelo baterista norte-americano Brian Knave e pelo pianista e tecladista Jelber Oliveira. O grupo vai acompanhar todas as atrações do encontro, inclusive o grande convidado da noite, o guitarrista paulista André Christovam, considerado o maior músico de blues do país. Para Jerry Marlon, idealizador do encontro, a ideia é evitar que os músicos baianos fiquem “reféns” dos poucos barzinhos destinados ao gênero. “O objetivo do encontro é dar visibilidade aos artistas da música negra. Porque o blues é a música negra levada da África para a América do Norte, assim como os negros levaram a salsa e o mambo para o Caribe e o samba para o Brasil”, afirma. “O encontro vai reunir músicos que estão na ativa mostrando o seu trabalho e provando que o blues tem público na Bahia também”, completa.
O gênero tem exercido enorme influência e conquistado fãs ao redor do mundo. O jazz, o rock’n roll e a música country são alguns exemplos de ritmos originários do blues. Grandes artistas da música mundial, como Eric Clapton, Led Zeppelin, Rolling Stones, B.B King e Aerosmith consolidaram suas carreiras sob forte influência blueseira. Evento gratuíto.

BASTIDORES DA FOLIA
- Pelourinho vira reduto do blues por uma noite


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - NOV 2009

www.carnaxe.com.br