carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome



TCA recebe coreografia "Afrika"
bastidores da folia
O espetáculo mostra o lado vivo, pulsante e positivo da África

A musicalidade, os ritmos e as vozes do Continente Mãe inspiram a montagem do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), especialmente concebida e dirigida pelo coreógrafo espanhol Victor Navarro. “.Áfrika” é o nome do espetáculo, que volta a ser apresentado no dia 11 de outubro, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 11 horas, dentro do projeto Domingo no TCA.Os ingressos custam R$ 1, a inteira, e serão vendidos exclusivamente no dia da exibição, a partir das 9 horas, com acesso imediato do público. O projeto Domingo no TCA foi criado há três anos, com o objetivo de proporcionar ao público baiano a oportunidade de assistir a espetáculos e filmes de qualidade, com ingressos a preços acessíveis, e faz parte da política de democratização da cultura promovida pela Secretaria de Cultura da Bahia.
“Eu parti das raízes do próprio BTCA para fazer um trabalho atual, contemporâneo, e o tema África é sempre atual”, diz Navarro, de volta ao Brasil a convite da Secretaria de Cultura, Fundação Cultural do Estado e TCA, através do projeto BTCA Convida. A diretora artística (interina) do BTCA, Rose Lima, informa que foram três meses de intenso trabalho, “dentro de um clima harmonioso, estético e versátil, cujo resultado, uma viagem simbólica através dos sons, dos cantos e do universo percussivo do continente africano, pode ser agora apreciado pelo público.” Os figurinos e a cenografia são assinados por J. Cunha. Iluminação, Irma Vidal.

ÁFRIKA
O espetáculo mostra o lado vivo, pulsante e positivo daquele que é considerado o Continente Mãe da humanidade. Victor Navarro esclarece que a montagem não conta uma história, e não se trata de fazer folclore, mas tem determinadas ações que podem ser o esboço de algo que o público interprete como tal. Situações como um ritual ou símbolos que aparecem, mesmo que isso não seja feito com profundidade. O título é uma homenagem à riqueza da musicalidade africana, com seus ritmos e vozes. “Talvez para a Bahia não seja original nesse sentido”, admite, “mas é uma forma particular, muito pessoal, de reverenciar esse arsenal de ritmos e cânticos que dão o astral do continente africano, uma idéia que eu tinha há muitos anos. A trilha sonora eu trouxe da Europa. Quando cheguei ao Brasil, completei a coreografia, inclusive com a colaboração dos próprios bailarinos. O espetáculo é dinâmico e diversificado, ao percorrer lugares recorrentes ao tema como o Sul da Espanha (Andaluzia), culturalmente influenciado pelas tribos vindas do Norte da África, e também o Caribe, na América Central.

BARROCO E RUMBA
Os quadros são intitulados sugestivamente de tribo; estranhos animais; a serpente; o Barroco (simboliza a introdução do catolicismo, com música de Bach, cânticos e percussão), a galinha, Saara, Ritual, Caribe (rumba) Canto Sagrado, Hosana (novamente o barroco), O Batuque e África. Temas que podem ser tratados até com certo humor, avisa Navarro. Esse é um trabalho para toda a companhia, no sentido mesmo de conjunto, pensado com o propósito de extrair a dança pura, com nível técnico e de movimentos que expressem a maturidade e o vigor dos 21 bailarinos no palco. “Para mim está sendo um momento muito importante. Há muitos anos não trabalhava com o BTCA, mas creio que a maioria dos bailarinos tinha em mente que eu poderia voltar a trabalhar com eles.”

VICTOR NAVARRO CAPELL
Como dançarino e coreógrafo, defende uma linguagem da dança onde o importante é o movimento, o bailarino, e não dá espaço para o que considera “modismos” - o excesso de efeitos especiais. Começou seus estudos de dança no Institut Del Teatre de Barcelona, sua cidade natal. Ingressou como bailarino em importantes companhias de dança européias, como o Ballet Gulbekian em Lisboa, Portugal; Ballet da Ópera de Lile, na França;Ballet Del Gran Teatre Del Liceu, de Barcelona, Espanha; Real Ballet de Flandes e o Ballet de Charlerroi, ambos na

Teatro Caltro Alves
Sala Principal TCA
Praça Dois de Julho, s/n
Campo Grande, Salvador BA


Fonte : CarnAxE in TCA - Outubro 2009

www.carnaxe.com.br