carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Carnaval 2010 terá estrutura operacional integrada
Carnaval de Salvador 2010
Central Única de Gestão reunirá todos os órgãos públicos municipais em estrutura montada no Campo Grande

A Operação Carnaval 2010 será baseada nas normas estabelecidas pelo Estatuto das Festas Populares, que está sendo finalizado sob a coordenação geral do vice-prefeito Edvaldo Brito. A Central Única de Gestão, que será instalada estrategicamente no Campo Grande, terá ligação direta com Ilhas Operacionais, instaladas nos circuitos da festa, inclusive o Centro Histórico. Nas Ilhas estarão concentrados todos os órgãos que atuam diretamente na organização, fiscalização e operacionalização da festa. “Antes eram montados diversos postos avançados e agora concentraremos todas as ações em um único espaço. Isso facilitará o fluxo de informação e tomada de decisões, além de significar considerável economia de recursos”, explicou Brito.
Um sistema será desenvolvido para que os postos operacionais transmitam e recebam informações da Central do Campo Grande, onde estará reunindo o staff municipal com poder de decisão para estratégias e soluções das demandas. “A intenção é que tudo seja feito em tempo real”. O vice-prefeito frisa que os encontros semanais, envolvendo representantes de todos os órgãos da gestão municipal, são para levantar o papel, necessidades, problemas e dificuldades de cada um. “As sugestões estão ajudando na composição do Estatuto das Festas Populares, uma norma geral que regerá a realização de todos os eventos feitos em espaços públicos na capital baiana”, explicou o vice-prefeito.
Além da Central e das Ilhas, a Prefeitura também vai monitorar a festa através de câmeras de alta definição, instaladas em diversos pontos. “A tecnologia vai otimizar as ações, dando maior domínio dos diversos cenários e ajudando na oferta de serviços da Prefeitura”.

ESTATUTO
O Estatuto das Festas Populares vai disciplinar o licenciamento e fiscalização para o desfile de entidades carnavalescas ou folclóricas, trios elétricos e congêneres, a instalação e exploração de serviço especial, de camarote, praticável, arquibancada, palcos, emissão sonora, exibição de publicidade, sistema de trânsito e transporte, coleta e tratamento de resíduos sólidos e tudo o mais que se faz necessário para a realização de eventos populares. Além disso, definirá o papel e competências de cada instância na preparação, montagem e operação nos eventos.


Fonte : CarnAxE in Secom
19 de Outubro 2009

www.carnaxe.com.br